Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Rio de Contas recebe projeto sobre construção tradicional e sua ligação com bioconstrução

foto
O vídeo traz o carpinteiro Jaime da Silva Neves, mais conhecido como Pezão, numa troca de histórias e técnicas com as permacultoras Catarina Camargo e Maura Pezzato | FOTO: Divulgação |

O projeto ‘Refazeres’, de pesquisa sobre a construção tradicional em Rio de Contas, município da Chapada Diamantina, e suas relações com a permacultura, e mais especificamente, com a bioconstrução, exibirá o seu terceiro documentário, chamado ‘Raiz da Madeira’, nesta terça-feira (24), às 19h, na Rua da Panelada. O vídeo fala de um encontro entre as artes da madeira com a permacultura em Rio de Contas.

O documentário propõe diálogos entre a tradição construtiva local com as experiências em bioconstrução presentes na cidade a partir do elemento madeira. O vídeo traz o carpinteiro Jaime da Silva Neves, mais conhecido como Pezão, numa troca de histórias e técnicas com as permacultoras Catarina Camargo e Maura Pezzato.

A exibição do documentário é uma forma de partilhar com a vizinhança dos mestres artífices um pouco dos seus saberes e fazeres | FOTO: Divulgação |

Entre o cotidiano como carpinteiro e caminhadas pela cidade, Pezão constrói um universo de memórias sobre as matas que forneciam matéria-prima para construções seculares de Rio de Contas, além das técnicas e formas de manusear essas madeiras nas praças, canteiros de obras e nas marcenarias. Nas pesquisas e no contato com os mestres locais, Catarina e Maura identificam dezenas de espécies nativas que foram utilizadas amplamente nas edificações da cidade e preparam um plantio agroflorestal.

A exibição do documentário é uma forma de partilhar com a vizinhança dos mestres artífices um pouco dos seus saberes e fazeres. Desde 2015, quando o projeto iniciou, são realizadas vivências, programas de rádio, vídeos e exibições desses vídeos em escolas, espaços culturais mas principalmente, nas ruas da cidade.

Este projeto foi contemplado pelo Edital N. 24/2013, Apoio a Grupos e Coletivos Culturais 2014 e tem o apoio financeiro do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Cultura, Governo do Estado da Bahia. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas