Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Lençóis recebe encontro regional de rádio comunitária e fortalece projeto de associação

O encontro terá participação de cerca de 80 pessoas, representando entre 14 e 16 municípios da Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação/Herivelto Batista |

O município de Lençóis, na Chapada Diamantina, receberá neste domingo (29) o Encontro Regional Chapada Diamantina da Associação Brasileira de Radiofusão Comunitária (Abraço) Bahia. O evento acontece das 9h às 15h, no Centro Cultural EcoViva, e é fruto do projeto da Abraço Bahia, que tem a intenção de regionalizar a entidade no estado. Em contato com o Jornal da Chapada, Sandro Lima, coordenador de articulações da associação, disse que a Abraço “é uma entidade nacional que possui coordenações estaduais”.

Ele também falou sobre o projeto de regionalização e sobre os temas que serão debatidos no encontro, que terá participação de cerca de 80 pessoas, representando entre 14 e 16 municípios da Chapada. “A gente começa na Chapada Diamantina, no mês de maio vai ser no sertão, a reunião vai ser no Lapão, vamos atingir 15 regiões da Bahia”, afirma o articulador Sandro.

Segundo Lima, o evento vai debater a sustentabilidade financeira das rádios, vai criar um plano de ação regional para investimento na tecnologia dos estúdios, e vai fazer uma capacitação para os diretores das associações das rádios, e também com os locutores. Ainda no encontro, a direção da entidade na Bahia estará passando os informes de como estão tramitando os projetos das rádios comunitárias no Congresso Nacional, relacionado ao aumento de potências.

Projeto de Lei do Senado – PSL
De autoria do senador Hélio José (Pros), o PSL nº 513/2017 prevê a alteração na Lei Federal nº 9.612/1998, que institui o Serviço de Radiodifusão Comunitária, aumentando a potência das rádios comunitárias, em todo o Brasil, passando dos atuais 25 para 300 watts e a disponibilidade de outra frequência para as rádios que estão muito próximas e geram interferência na transmissão.

A pauta está em tramitação, na última segunda-feira (23), foi aprovado o relatório do senador Otto Alencar (PSD-BA) na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado e vai para o Plenário da Câmara dos Deputados, passando vai para sanção presidencial. “Esta luta é de 20 anos, foi destravado agora e o projeto foi melhorado, a gente conseguiu, através do senador de Brasília Hélio José e do senador Otto Alencar, que foi o relator, aprovar este primeiro passo, que é um grande passo”, diz o coordenador da Abraço, Sandro Lima.

Ainda conforme o dirigente da associação, no momento a entidade se articula para quando o projeto chegar na Câmara Federal, os comunicólogos envolvidos possam garimpar votos a favor da mudança no Brasil todo. “Todos os estados brasileiros estão se mobilizando, para poder angariar este apoio dos deputados, cada um no seu Estado”, completa Lima.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas