Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Rio de Contas mantém tradição de celebrar Corpus Christi com ruas enfeitadas de tapetes

A cidade recebe muitos visitantes que aproveitam o feriado prolongado para curtir as belezas naturais e os casarios coloniais | FOTO: Montagem do JC/Guia Rio de Contas |

Milhares de turistas e fiéis, vindos de diferentes cidades da Bahia e do Brasil, se unem aos moradores de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, para comemoração da data em que a Igreja Católica celebra o Corpus Christi, o corpo e o sangue de Jesus Cristo. A tradicional festa de Corpus Christi, em Rio de Contas, é a maior do calendário oficial das comemorações religiosas do município. Este ano, o evento católico, que é feriado nacional, será no dia 31 de maio (uma quinta-feira).

Em Rio de Contas, a dedicação e amor dos devotos pela tradição, provoca deslumbramento dos visitantes, que reconhece a festa como uma das mais belas do município. A cidade recebe muitos visitantes que aproveitam o feriado prolongado para curtir as belezas naturais e os casarios coloniais. A festa de Corpus Christi, que é aberta ao público, conta com banda filarmônica, decoração especial, queima de fogos, cavalgada e outras atrações.

A programação começa na noite da quarta-feira (30), quando a cidade é toda iluminada com luminárias penduradas nas casas e prédios públicos. Uma missa campal é celebrada em frente à Igreja Matriz nos dias da festa. A quinta (31) amanhece com uma alvorada, que segue pelas ruas de Rio de Contas, soltando fogos e animando moradores e visitantes com a orquestra filarmônica.

Imagens divulgadas em rede pelo Guia Rio de Contas

1 / 10

Ao final da alvorada, os alunos das escolas públicas e seus professores iniciam a confecção dos tapetes de flores, folhas, pó de arroz, pó de serra e areia tingida. São cerca de 2.200 metros de tapetes. À tarde acontece a adoração do Santíssimo Sacramento, que percorre as ruas passando por cima dos belos tapetes. No encerramento da festa, os fogos de artifício mais uma vez iluminam o céu, saudando o Santíssimo com a benção final.

Tradição católica
A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia. Para confeccionar esses tapetes especialmente feitos para a festa de Corpus Christi, são utilizados diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.

Jornal da Chapada

Vídeo divulgado de edições anteriores

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas