Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Moradores de distrito de Piatã clamam por reforma em prédio de Clube Social

capa
Segundo a gestão municipal, os clubes eram de associações, formadas por filarmônicas no início do século passado e nunca foram patrimônio público; por isso a prefeitura não pode reformar, mas uma ação pode municipalizar os prédios | FOTO: Divulgação |

As condições precárias do prédio do Clube Social de Inúbia, distrito da cidade de Piatã, na Chapada Diamantina, levou a população do local a reclamar do abandono por parte das autoridades. As reclamações são feitas principalmente nas redes sociais. O clube servia para eventos, como aniversário, festas juninas, casamentos, formaturas, festas escolares, curso de capoeira e até posto de vacinação para crianças. As pessoas têm medo de que a sede, que está realmente deteriorada pelo tempo, cause uma tragédia na comunidade.

Segundo informações, o prédio, localizado no centro de Inúbia, já tem mais de 30 anos de inauguração e precisa com urgência de uma revitalização, sobretudo nas partes de telhado e estrutura. Muitos moradores indagam se a prefeitura municipal não poderia realizar a reforma da sede. O Jornal da Chapada conversou sobre a questão com o secretário de Obras da administração pública, Geraldo Oliveira. Ele esclareceu que o município não está reformando a sede do clube, pois o Tribunal de Contas não permite mais obras em patrimônio que não seja da prefeitura.

“Coincidentemente estamos entrando com usucapião desse clube em Inúbia e mais dois. O do distrito de Cabrália e um na sede de Piatã”, contou Oliveira. Segundo ele, os clubes eram de associações, formadas por filarmônicas no início do século passado e nunca foram patrimônio público. “Agora, estamos com processo de incorporar ao município e já pautado há seis meses”, disse Geraldo. A expectativa da administração municipal é que em 90 dias tudo seja regularizado na Justiça e os patrimônios incorporados. “A partir daí, quando houver os recursos disponíveis vamos fazer as reformas”, afirmou o secretário.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas