Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Fligê divulga nomes confirmados para edição 2018 e foca na escrita feminina

capa23
A terceira edição da Feira Literária de Mucugê terá foco na produção literária de mulheres no país | FOTO: Divulgação |

Como quem pede uma benção, versos do poema ‘Meia lágrima’ de Conceição Evaristo ecoaram pela sala do Museu Regional de Vitória da Conquista na última sexta-feira (11). Começava o lançamento da terceira edição da Feira Literária de Mucugê (Fligê), para imprensa, instituições, parceiros e outros convidados. A antiga casa de Henriqueta Prates foi então tomada pela voz de Yanna Gusmão e o violão de Alex Lacerda, como quem escreve uma epígrafe. Os versos de ‘Maria do Socorro’ e ‘Triste, louca ou má’ deram o tom: a temática da feira neste ano coloca a mulher no seu devido lugar, o de protagonismo.

“Por meio de uma homenagem a um coletivo de mulheres e à escrita feminina que vamos tecer uma grande programação em encontro a tudo o que a gente quer expressar, que precisa mudar, que precisa ampliar no sentido de direitos da mulher”, destacou a professora Ester Figueiredo, curadora da Fligê. “A nossa programação atende a diferentes idades e em diferentes espaços de Mucugê”. A terceira edição da Fligê acontece de 16 a 19 de agosto, com o tema ‘Literatura e resistência: a vida nos rastros da palavra’, numa cidade de quase 10 mil habitantes, que desde 2016 se envolve com a palavra escrita ou não, em suas diversas formas.

Chico César e Jean Wyllys também são presenças confirmadas na feira de Mucugê | FOTO: Divulgação |

“Esse tema vem para discutir a palavra e a palavra ela é feminina, é música, é poesia. A palavra resiste a tudo, porque palavra é, sobretudo, memória”, resumiu a coordenadora pedagógica, Lana Sheila. “A comunidade já está fazendo uma participação brilhante, vem aí um trabalho magnífico”, completou. Para o deputado federal Waldenor Pereira, “a expectativa é que nesta terceira feira ela se consolide como uma das mais importantes feiras culturais da Bahia. Já em face da sua consolidação e do seu reconhecimento, a organização tem recebido várias propostas de escritores com interesse em participar da programação, o que tem sido um desafio”.

O lançamento também contou com a presença do deputado estadual José Raimundo Fontes e do reitor eleito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Luiz Otávio Magalhães. “A nossa participação tem levado uma edição, da Editora Alba, para lançamento e distribuição aos presentes”, lembrou o deputado José Raimundo sobre a parceria com a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), que continua em 2018. Realizada pelo Coletivo Lavra, a Fligê tem o apoio de emendas parlamentares dos deputados federais Waldenor Pereira (PT) e Jean Wyllys (PSOL) por meio do Ministério da Cultura, do Governo do Estado da Bahia e de parceiros locais do município de Mucugê.

O lançamento da terceira edição da Feira Literária de Mucugê aconteceu na última sexta em Vitória da Conquista | FOTO: Divulgação |

Programação
Ao longo dos quatro dias de programação, habitantes e turistas da Chapada Diamantina têm a oportunidade de participar de conferências, rodas de conversa, lançamento de livros, oficinas, leituras performadas, contação de estórias e também de ter contato com outras linguagens artísticas como a música, o cinema, a fotografia e as artes plásticas. Alguns nomes confirmados foram anunciados durante o lançamento.

Fligê anuncia primeiras atrações para 2018
De 16 a 19 de agosto, a Chapada Diamantina volta a ser o centro literário e cultural da Bahia com a Feira Literária de Mucugê. Confira os nomes já confirmados para esta edição, anunciados na sexta (11), durante o lançamento da feira. Outros nomes serão anunciados em breve pela organização da Fligê.

Heloisa Buarque de Hollanda – Professora, escritora, ensaísta, crítica literária, editora e pesquisadora, Heloisa é graduada em Letras Clássicas, com mestrado e doutorado em Literatura Brasileira e pós-doutorado em Sociologia da Cultura, na Universidade de Columbia, em Nova York. Privilegia a relação entre cultura e desenvolvimento, dedicando-se às áreas de poesia, relações de gênero e étnicas, culturas marginalizadas e cultural digital. Será a responsável pela conferência de abertura da Fligê.

Elisa Lucinda – Poetisa, jornalista, cantora e atriz. Reconhecida pela sua literatura poética, além de seus espetáculos, recitais e workshops apresentados no Brasil e exterior, Elisa tem 14 livros publicados, sendo considerada um dos maiores fenômenos da poesia brasileira.

Márcia Tiburi – Graduada em Filosofia e em Artes Plásticas, Márcia é artista plástica, professora e escritora. Seus principais temas são ética, estética, filosofia do conhecimento e feminismo. Sua publicação mais recente é o livro “Feminismo em comum”.

Jean Wyllys – Deputado federal (PSOL), professor, escritor e jornalista. É militante das causas de diversidade de gênero e de raça. Em 2015, foi apontado pela revista britânica The Economist, na “Lista Global da Diversidade”, entre 50 personalidades mundiais. Por dois anos, recebeu o título de melhor deputado federal pelo Prêmio do Congresso em Foco.

Chico César – Cantor e compositor com repercussão internacional, o paraibano Chico César é também escritor e jornalista. A maioria de suas canções são poesias de alto poder de encanto linguístico. Entre suas músicas mais conhecidas estão “Mama África”, “À primeira vista” e “Pensar em você”. Sua apresentação em Mucugê será no dia 17 de agosto.

Ana Buarque de Hollanda – Cantora, compositora e atriz, foi vocalista em discos de Toquinho, Vinicius de Moraes, Fafá de Belém e Tom Jobim. Foi ministra da Cultura do governo Dilma Rousseff, quando criou um conjunto de metas para o Plano Nacional do Livro e Leitura.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas