Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Domingos Leonelli quer que o PSB apoie Ciro Gomes para presidente

capa
Ciro e o também pré-candidato a presidente Geraldo Alckmin (PSDB) brigam pelo apoio do PSB | FOTO: Divulgação |

Depois de o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa desistir de concorrer à Presidência, o ex-secretário Domingo Leonelli defendeu, na última quarta-feira (16), que o partido apoie o candidato Ciro Gomes (PDT) na disputa pelo Palácio do Planalto. “Eu acho que [Ciro Gomes] é o nome mais bem preparado e o que tem um projeto nacional, embora eu ache que precise acrescentar à proposta a ideia de inovação criativa”, afirmou o socialista baiano, que é membro da Executiva nacional da sigla.

Ciro Gomes e o também pré-candidato a presidente Geraldo Alckmin (PSDB) brigam pelo apoio do PSB. Para Leonelli, a tendência, no entanto, é que os socialistas fiquem do lado do pedestista. “Já foi definido no partido que a gente vai apoiar um candidato do campo da esquerda. Alckmin é meu amigo pessoal, mas hoje se situa no campo da direita. Não me agrada como candidato, mas tenho apreço por ele”, ressaltou. Joaquim Barbosa anunciou, na semana passada, que não seria candidato a presidente.

“Está decidido. Após várias semanas de muita reflexão, finalmente cheguei a uma conclusão. Não pretendo ser candidato a Presidente da República. Decisão estritamente pessoal”, disse o novo socialista, em sua conta no Twitter. Presidente do PSB na Bahia, a senadora Lídice da Mata afirmou que a postulação de Joaquim Barbosa ao Palácio do Planalto não estava “plenamente” discutida no partido. “Foi uma decisão pessoal do ex-ministro. A sua candidatura, entretanto, ainda não estava plenamente discutida internamente no partido e precisávamos dessa discussão”, disse, por meio de nota.

A socialista baiana já tinha se manifestado contra a candidatura do ex-ministro. “Eu, especialmente, acho que as soluções para a presidência da República devem nascer da política. Não tenho nada contra ele. Só acho que a solução da política deve ser dada pela política”, ressaltou à época da especulação de que Joaquim Barbosa entraria na briga pela Presidência.

Pré-candidato ao Senado, o deputado federal Jutahy Magalhães Júnior (PSDB) comemorou a decisão do magistrado aposentado e avaliou que favorece o presidenciável tucano Geraldo Alckmin. “Abriu-se uma avenida gigantesca com a desistência de Joaquim Barbosa para Geraldo Alckmin chegar ao segundo turno. É a melhor notícia dos últimos dias”, afirmou o parlamentar baiano. As informações são da Tribuna da Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas