Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: MPE pede providências ao TRE contra carreata pró Bolsonaro em Salvador

foto
O evento desta quinta-feira (24) pode configurar propaganda eleitoral antecipada, proibida pela Lei das Eleições | FOTO: Divulgação |

O Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia ajuizou pedido de providências nesta terça (23), requerendo que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia determine a suspensão da carreata em prol do deputado federal e pré-candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL), prevista para ser realizada no fim da manhã desta quinta-feira (24), com saída do aeroporto de Salvador e suposta participação do político.

De acordo com o documento, de autoria do procurador Regional Eleitoral auxiliar Samir Nachef, a carreata pode configurar propaganda eleitoral antecipada, não devendo ser realizada. O evento vem sendo divulgado por meio de correntes no aplicativo Whatsapp. “A passeata, com participação do pretenso candidato, tem a nítida intenção de demonstrar que o candidato possui amplo apoio do eleitorado, explicitando ao eleitor que o mesmo possui grande “força eleitoral” para lograr êxito na vindoura campanha”, afirma Nachef no pedido.

Lei das Eleições
A Lei 9.504/97, em seu artigo 36, estipula que a propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 15 de agosto do ano da eleição. No artigo 40, define que cabe as juízes eleitorais e juízes designados pelos Tribunais Regionais Eleitorais exercer o poder de polícia sobre a propaganda eleitoral, visando a adoção das providências necessárias para inibir práticas ilegais. As informações são do MPF-BA.

Leia também

MPF pede aumento para R$ 300 mil de multa para Bolsonaro por preconceito a quilombolas

#Brasil: Bolsonaro diz que a sua candidatura é “imbroxável” e que “a Amazônia não é nossa”

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas