Ícone do site Jornal da Chapada

#Francamente: Bastidores da política em Itaberaba, ‘decepção’ e as artes do ‘Pedro Malasartes’ da Chapada

Editora-chefe do Jornal da Chapada Deninha Fernandes | FOTO: Divulgação |

deninha
A coluna volta semanalmente ao site do Jornal da Chapada | IMAGEM: Fábrica de Marketing |

Por Deninha Fernandes*

Ano eleitoral, de Copa do Mundo e de muitos problemas para serem resolvidos com a participação da sociedade. Com esse cenário é que voltei a escrever a coluna #Francamente, e estarei mais frequente para informar mais sobre os bastidores nos setores da política, cultura, educação da Chapada Diamantina. Para esta semana, como marca da volta da coluna, exponho algumas conjecturas, opiniões e notícias dos mais diferentes municípios da região. Nesse espaço, vou de forma crítica e com muito bom humor, soltar ‘foguetinhos’ sobre as conjunturas local, regional e nacional. Acompanhe aqui no Jornal da Chapada o retorno da edição do #Francamente.

Bem na Fita
Trabalhando muito e com um respaldo transparente e administrativo que deixa a oposição sem ter o que falar, o prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PSB), pela primeira vez, sinalizou que vai para a reeleição. O gestor deixou escapar sua vontade durante o Ato Público de Assinatura da Ordem de Serviço para asfaltamento das principais vias de acesso da cidade, obra que vai revolucionar seu mandato. E parece que vai mesmo, pois, na hora que expressou sua vontade, foi bastante aplaudido pelo público presente. É isso aí quem trabalha certo e com transparência tem o apoio do povo!

Falando em Ricardo Mascarenhas
Observo que a única oposição ao seu governo é feita sutilmente pelos seguidores do seu tio o ex-prefeito João Filho. Porque será?

Por falar em João Filho
Mesmo fora da prefeitura, o ex-gestor tem sido acusado de desvio de conduta. Recentemente, publicou em sua página nas redes sociais uma nota se defendendo de acusações, segundo ele, feita por sites locais, de que ele (João Filho) estaria desviando massa asfáltica para pavimentação em ruas de um de seus muitos condomínios. Se orienta João!

Continuando em João Filho
Parece que o ‘filme’ do ex-gestor está mesmo queimado. Recentemente, ele realizou uma reunião em sua casa para recepcionar o deputado estadual Luiz Augusto e foi uma “decepção”. Olha que a reunião foi organizada pelas duas damas de ferro da sua vida, que são a sua esposa e a sua irmã. É, como diz o dito popular: “Rei posto, Rei morto”! Ou seja, para dar votos a Luiz Augusto, João vai ter que ralar e muito!!

Ainda falando na “decepção” de João
Sim “decepção”. Esse foi o nome dado à reunião por sua irmã ao disparar os convites aleatórios pelo Whatsapp. Quem sobrou foi Amarildo. Quem é Amarildo? Aquele que foi candidato a vereador e mesmo com o apoio do prefeito Ricardo Mascarenhas não conseguiu eleger-se. Imagina, Amarildo estava lá na reunião engrossando o couro! Aliás, eu sempre pensei que Amarildo era mais ligado ao candidato da oposição Leonardo Moscoso, talvez, essa seja a razão do seu fiasco eleitoral, ou seja, o povo viu que não era de confiança do prefeito Ricardo!

Mas, Amarildo se defende
Corre à ‘boca miúda’ que ele foi influenciado pelo vereador Paraná que teria inclusive, lhe buscado na porta de sua casa para a tal ‘decepção’!! O que muda? Ele foi!!

Falando em Paraná
Ele é aquele vereador que foi acusado de ser o mandante da invasão na casa do ex-secretário de João Filho, lembram? O caso do Fantástico? Pois é. Paraná fez uma propaganda danada anunciando uma fala na Tribuna da Câmara. Eu, não vi nada demais, aliás fiquei frustrada com suas declarações. A única coisa que ouvir, foram às críticas veladas ao perfil do Secretário de Governo David Anjos.

Mascarenhas
O último domingo (20 de maio) foi de pesar para a família Mascarenhas, já que neste dia completou dois anos da morte de Jadiel Mascarenhas, pai do prefeito Ricardo Mascarenhas e que faleceu no Hospital da Bahia, vítima de trágico acidente de carro.

Jadiel Mascarenhas
Recentemente, o candidato derrotado da oposição, Leonardo Moscoso (PSDB) (aquele que é político advogado, ou advogado político) querendo atingir o prefeito Ricardo, fez duras críticas ao seu pai, o saudoso Jadiel Mascarenhas. Deu ruim mais uma vez, a fala do candidato derrotado da oposição. Primeiro porque o povo condenou: “Êta, Leonardo não aprende, ou seja, ele não tinha nada que falar de morto, ainda mais de um homem como Jadiel cuja morte comoveu até os inimigos políticos”, disse um político experiente! Ou Leonardo já é político? Precisam avisar a OAB de Itaberaba!

Fala de Leonardo Moscoso
A situação ficou pior quando a filha de Jadiel, Sara Mascarenhas, enviou uma carta defendendo a memória do pai. “Ao contrário do que o candidato derrotado Leonardo Moscoso falou neste veículo de comunicação, ao longo desses anos seu grupo só não se aliou aos candidatos que os rejeitaram”, disse em trecho da nota!! Nesse trecho, Sara, como boa formadora de opinião que é, deve ter se referido ao fato de Leonardo ter tentado em 2016, o tempo todo, ser vice de Ricardo Mascarenhas e não conseguiu!!

Comunicado de Sara Mascarenhas
A moça foi enfática quando separou “Mascarenhas de Mascarenhas”. Por que será??

Curandeiro
Um ex-prefeito da Chapada, que também é curandeiro, ensaia sua volta a prefeitura. O que ele não sabe, é que a oposição já tem um dossiê sobre sua vida pregressa, tanto como curandeiro, quanto como administrador público. Na pasta, tem até cópias das notas fiscais dos materiais usados para construir um colégio na zona rural, só que, depois do seu mandato. Quem vai gostar é o TCM!

Ex-prefeito
Sua amizade com o Pedro Malasartes da Chapada, vem dando o que falar. Para quem não sabe, Maslasartes é um malandro, sábio e sedutor, um personagem famoso nos contos brasileiros que representa o astuto herói popular, cheio de artimanhas e que consegue enganar todos os que cruzam o seu caminho! Coitado, deixa o malandro, ele só tenta sobreviver!

Malasartes
Parece que sua candidatura a deputado foi para o espaço, ou seja, suas contas foram rejeitadas pelo TCM e o parecer foi mantido pela Câmara de Vereadores! Antes assim, não seria eleito mesmo!

Eleição de Malasartes
Ele anunciava aos ‘quatros cantos’ que 15 empresários de peso da Chapada Diamantina estariam lhe apoiando. Coitado, não sei de todos, mas dos 15, dois não tem o voto nem das mulheres, que dirá dos funcionários!

Ainda falando em Malasartes
A maioria do seu eleitorado quer proteção política. Coitados de novo, pelo que sei Malasartes não é de confiança do governador Rui Costa por conta da sua ligação com Zé Ronaldo e as ameaças veladas que faz ao governo (ameaçando debandar) quando quer alguma coisa e não consegue! Fica aí achando que Rui Costa é besta, dessa vez Malasartes achou um adversário a sua altura!

Arroz à grega
Tem um prefeito na Chapada que seu nome já é “Arroz de Festa”, ou seja, o cara está tão deslumbrado que não perde um ‘reggae’! Enquanto isso, a oposição trabalha feito ‘fogo de monturo’, lhe queimando com o povo. Uma das alegações é que sua administração não gerou os empregos prometidos aos jovens da cidade, ao contrário, encheu a prefeitura de gente de fora! Ele ainda se acha um senhor administrador, sempre que me encontra ao invés de falar da administração dele, pergunta sobre a do vizinho! Cuida do que é seu, prefeito!

Alto escalão
A Polícia Federal está investigando uma grande quadrilha que age na Chapada Diamantina. A denúncia foi feita em segredo de Justiça. Você fica perplexo com os nomes envolvidos, tem de tudo, polícia, advogado, vereador, comerciantes e até um alto empresário. Oremos!

Prefeito e assessores
Um prefeito da Chapada tem que buscar saber como se comportam os seus assessores, principalmente aqueles que conduzem o seu nome pela zona rural, para não ser acusado co-autor de crimes administrativos. Corre à ‘boca miúda’ que ‘Zé Grilo’, ‘Chicó’ e ‘Rabicó’ estão de conluios na apreensão de animais! Dizem que os animais presos estão sendo vendidos a terceiros! A denúncia é grave e qualquer semelhança dos malandros com os personagens de Ariano Suassuna e Monteiro Lobato é só uma mera coincidência.

*Deninha Fernandes é editora-chefe do Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas