Ícone do site Jornal da Chapada

Quilombo Rio dos Macacos participa de competição latino-Americana de cinema

foto
O documentário será exibido nos dias 02, 06, 07 e 10 de junho dentro da programação da 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental em São Paulo | FOTO: Divulgação |

Premiado como melhor longa baiano, pelo júri oficial e pelo júri jovem do XII Festival Internacional Coisa de Cinema, o filme ‘Quilombo Rio dos Macacos’ participa neste mês de junho da competição latino-americana de cinema. O documentário será exibido dias 2, 6, 7 e 10 de junho na capital paulista, nos cines Olido, Centro Cultural São Paulo e Centro Cultural Banco do Brasil. O filme ‘Quilombo Rio dos Macacos’ (BR, 2017, 120 min), dirigido por Josias Pires, documentou a luta da comunidade do mesmo nome, localizada em uma área de 300 hectares, entre os municípios de Salvador e Simões Filho, no estado da Bahia.

Os quilombolas viveram durante décadas em conflito com a Marinha do Brasil e, a partir de 2009, depois de terem sido ameaçados de expulsão pela Marinha, passaram a reivindicar o direito sobre a propriedade da terra e a pela continuidade do uso da posse tradicional. O filme documenta também flagrantes desrespeito aos direitos humanos fundamentais, diariamente violados: direito de ir e vir, acesso à água, saúde, educação, moradia e trabalho. Aparecem no filme momentos cruciais dos processos de negociações e alguns dos conflitos gravados no calor da hora, pelos próprios quilombolas.

Foram registrados também aspectos culturais, simbólicos e características do território, apresentando um painel de caráter etnográfico, político e urgente. A realização do filme se estendeu entre os anos de 2011 e 2017 e envolveu uma pequena equipe, que inclui o diretor de fotografia Gabriel Teixeira, a produtora Marcela da Costa, a montadora Cristina Amaral, o montador e editor de arte Igor Amaral, o editor de som e mixador Napoleão Cunha e os técnicos de som Marcelo Benedicts, Guto Peixinho e Glauco Meneses.

“Quilombo Rio dos Macacos” foi selecionado para participar da Competição Latino-Americana da 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que será realizada em cinemas e espaços culturais e educacionais em São Paulo. Na Mostra, o filme estreia no sábado, dia 2 de junho, às 19h30, no Cine Olido (Av. São João, 473 – Centro). Na quarta-feira, dia 6 de junho, às 19h30, a exibição será no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000, Liberdade), seguida de bate-papo entre diretor e público.

No dia seguinte, quinta-feira, dia 7 de junho, haverá a terceira exibição, às 14h15, no Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112, Centro). A última sessão será no domingo, dia 10 de junho, às 18h, também no Centro Cultural do Banco do Brasil, seguida de bate-papo entre diretor e público. As informações são de assessoria.

Trailer do filme

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas