Ícone do site Jornal da Chapada

#Eleição: Mais de 26 mil eleitores vão às urnas neste domingo para eleger novo prefeito em Jeremoabo

Se necessário, o segundo turno será no dia 25 do mesmo mês | FOTO: Divulgação |

urna
Eleição suplementar acontece na cidade para escolha de prefeito e vice-prefeito; pleito ocorrerá das 8h às 17h | FOTO: Divulgação |

Mais de 26 mil eleitores deverão ir às urnas neste domingo (3), em Jeremoabo, no nordeste baiano. A eleição suplementar acontece na cidade para escolha de prefeito e vice-prefeito. O pleito ocorrerá das 8h às 17h e duas chapas concorrem às vagas no Poder Executivo do município. Os candidatos que vão para as urnas são Antônio Chaves (PSD), que concorre para prefeito com a vice Edriane Santana dos Santos (Diana de Irene, PSD), e Derisvaldo José dos Santos (Deri do Paloma, PP), que vai com o vice Luiz Carlos Bartilotti Lima (Lula de Dalvinho, PP).

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são – ao todo – 26.756 eleitores aptos na cidade. Para realização da eleição suplementar, serão montadas 94 seções eleitorais, distribuídas nas áreas urbana e rural do município. Serão utilizadas 110 urnas eletrônicas, todas já preparadas para o pleito. Dessas, 94 urnas estão destinadas às seções eleitorais e 16 são de contingência, caso ocorra necessidade de substituição.

A geração das mídias que serão utilizadas nas urnas eletrônicas foi concluída nessa terça-feira (29/5). Uma equipe da área de Tecnologia da Informação (TI) do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) acompanhou os trabalhos no local. A atividade de geração de mídia consiste, basicamente, no armazenamento de dados de candidatos e de eleitores nos flashs cards, cartões de memória que são inseridos nas urnas no dia da eleição.

Entenda
As eleições municipais em Jeremoabo ficaram indefinidas. Isso porque a candidata à prefeita mais votada, Anabel de Tista (PSD), teve seu registro indeferido e os votos não foram validados. Ela disputou o pleito de 2016 com recursos na Justiça Eleitoral.

Após julgamento de recurso interposto pela candidata, a Corte eleitoral do TRE-BA decidiu, à unanimidade, manter o indeferimento do registro de candidatura e excluir multa aplicada a candidata. Conforme a Resolução Administrativa – Nº 5/2018, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão do TRE-BA. As informações são do TRE-BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas