Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: ‘Forró do Cras’ recebeu Hugo Luna e animou Nova Redenção no último final de semana

Houve diversas apresentações culturais e o tradicional arrasta pé com o cantor Hugo Luna, que pela sexta vez animou o evento | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

O ‘Forró do Cras’ (Centro de Referência de Assistência Social) de Nova Redenção, cidade da Chapada Diamantina, foi realizado no último sábado (16) pela administração municipal ‘Governo da Reconstrução’, da prefeita Guilma Soares (PT), no Centro de Convivência Social (CCS) Adenir Alves Nascimento. Houve diversas apresentações culturais e o tradicional arrasta pé, com a ‘Majestade do Forró’, o cantor Hugo Luna, que pela sexta vez animou o evento, antes dedicado apenas para idosos.

Esta edição foi dedicada à toda família Cras, além das secretarias municipais, a exemplo de grupos da Secretaria de Cultura e Secretaria da Juventude (Sejuve), que foram parceiras na festa deste ano. Além do público que lotou o CCS estiveram presentes a prefeita Guilma Soares, que foi idealizadora do ‘Forró do Idoso’, quando era primeira-dama do município, do vice-presidente Ademar Martins, do líder político Ivan Soares, da secretária de Saúde, Raquel Costa, o secretário de Educação, Jânio Andrade, a da Juventude, Edilma Machado, dentre outros.

Com público recorde, o ‘Forró do Cras’ foi apresentado pela coordenadora Marisa Luzia Holdefer e teve como primeira atração o show de percussão e cantoria, com crianças do projeto ‘Bola de Gude’, e adolescentes do programa ‘Cultura na Escola’. Em seguida, aconteceu a apresentação das crianças do grupo de dança do Cras e do Ballet Maria Maria, também pertencente ao centro de referência, com a ‘Dança da Peneira’. Já ‘Cintura Fina’ foi a dança típica apresentada pelo grupo de idosos ‘Raízes da Terra’, que também demonstrou uma energia incrível no desfile, casamento caipira e no forró com Hugo Luna, onde são, como sempre acontece, os que mais arrastam o pé no salão e últimos a saírem.

No ‘Forró do Cras’ também teve a dança ‘Pisa no Pilão,’ coreografia apresentada pelo grupo ‘Laranjeiras’, formado por mulheres do loteamento Laranjeira e, ainda, a quadrilha ‘Manuca’, com jovens do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca), e tendo como tema ‘Vamos Ganhar Essa Bagaça’. A quadrilha apresentada pelos jovens foi aplaudida por causa da mistura de estilos musicais, intercalados com o tradicional forró e também pelos passos diferenciados.

1 / 6

O Projeto ‘Bola de Gude’, implantado no governo de Ivan Soares está de volta, afinal, o governo atual é o da ‘reconstrução’ e muitas ações vitoriosas da época de Ivan, estão sendo resgatadas pela prefeita Guilma Soares. O ‘Bola de Gude’ é um grupo de percussão formado por meninos do Cras. Eles se apresentaram junto com alunos do Cultura na Escola, já consagrados pelos talentos e perfeição de todas as apresentações de canto, percussão e violão.

Ivan foi quem fez as honras da casa para chamar ao palco o forrozeiro Hugo Luna que, em retribuição ao carinho recebido em Nova Redenção durante todos esses anos, doou dois instrumentos musicais para o Cras. Na abertura da grande festa, a prefeita Guilma falou sobre a implantação do Centro de Referência em Nova Redenção, que no governo de Ivan Soares chegou a ser referência na Chapada Diamantina, inclusive servindo de modelo para outros municípios.

“A ação social antes de Ivan só servia para dar sopa e caixão com portão fechado. Depois dele conseguimos trazer o Cras para Nova Redenção, conseguimos também mudar a vida das pessoas, através de muitos projetos”, disse a prefeita. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Leia também

Chapada: Forró no ‘Arraiá da Laranjeira’ é aguardado em Nova Redenção; confira atrações

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas