Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Deputado reforça ações para revitalização do Rio Capivari no município de Mundo Novo

O deputado federal Valmir Assunção se reuniu com lideranças do movimento ‘Florir Vida’ de Mundo Novo | FOTO: Divulgação |

Ações para a revitalização do Rio Capivari, no município de Mundo Novo, na Chapada Diamantina, foram pautadas pelo movimento ‘Florir Vida’ durante reunião com o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA). Nesta semana, o parlamentar petista tratou das demandas e ampliou os debates sobre um abaixo-assinado encaminhado ao governador Rui Costa (PT) para que sua gestão inicie uma requalificação que possibilite revitalizar o rio. “É uma demanda importante para a região da Chapada, já que o rio corta a cidade e, quando chove forte, transborda e causa inúmeros prejuízos. Os ambientalistas afirmam que o esgoto da cidade é jogado direto no rio, o que tem causado sua deterioração. É importante a retirada do sistema de esgoto do curso do Rio Capivari para que o mesmo possa recuperar sua vitalidade natural”, frisa Valmir.

O movimento ‘Florir Vida’ tem realizado atividades para conscientizar os moradores e ter a participação da comunidade na resolução da questão. A professora Regina Correia Cruz é a mentora da campanha de revitalização do Rio Capivari e informa que no mês de setembro acontece a terceira edição do Festival ‘Florir Vida’, entre os dias 20 e 22 de setembro. “O movimento de Mundo Novo foi criado com o objetivo de cuidar do meio ambiente de forma altruísta com envolvimento da comunidade para prestar esse serviço como forma de contribuir com a proteção do nosso planeta. O festival de setembro vai enaltecer e firmar o movimento. Este ano, as atividades vão trabalhar o tema ‘Revitalização do Rio Capivari’”, salienta a professora.

Conforme Regina Cruz, o manancial está sofrendo as consequências da poluição, e confirma que o esgoto da cidade é todo lançado no leito do Capivari. “No mês de maio encaminhamos um abaixo-assinado na Secretaria Estadual de Meio Ambiente [Sema] através do mandato do deputado federal Valmir Assunção – que tem tomado providência para resolver essa situação que é de fundamental importância para o município”, completa a mentora do projeto. Valmir ainda salienta que o meio ambiente tem efeito determinante na vida das pessoas, ainda mais na Chapada Diamantina, onde o foco é o turismo e o desenvolvimento social com qualidade de vida. “Vamos ter de estudar uma proposta para que o Capivari não morra. Isso tem de ser de forma urgente”, completa.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas