Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Prefeito de Lençóis recebe secretário de Turismo durante seminário no município

capa23
O secretário estadual de Turismo, José Alves, que também é empresário do setor, elogiou a iniciativa da gestão do prefeito Marcão | FOTO: Jornal da Chapada |

A cidade de Lençóis recebeu, na última sexta-feira (27), a presença de profissionais do Turismo para discutir os resultados do diagnóstico feito pela Agência de Desenvolvimento Humano (ADH) Brasil, empresa de consultoria contratada pela prefeitura para organizar o primeiro Seminário de Políticas Públicas de Turismo de Lençóis e também da Chapada Diamantina. O evento aconteceu no auditório do Hotel Portal de Lençóis e a mesa de abertura dos trabalhos foi composta por autoridades como o prefeito Marcos Aírton Alves Araújo, o popular Marcão (PRB), o diretor nacional do Senac e responsável pela regionalização do Turismo no Estado de São Paulo, Jorge Duarte, o secretário estadual de Turismo, José Alves, além de Hamilton Neri, consultor da ADH/Brasil e do prefeito de Ibicoara e representante do Consórcio Chapada Forte, Haroldo Aguiar.

O secretário estadual de Turismo, José Alves, que também é empresário do setor, elogiou a iniciativa da gestão municipal. “A gente está muito satisfeito, é preciso parabenizar os organizadores, a prefeitura de Lençóis, que democraticamente estendeu o resultado da pesquisa para as outras prefeituras. Esse diagnóstico discutido aqui hoje, é muito importante. Pode não ser conclusivo, inicial, mas é uma prática importantíssima porque o turismo se faz em cima de planejamento”, afirmou. Para Alves, seminários do tipo, se faz necessário para que as ações sejam as mais adequadas. “Não somente para recepcionar os turistas que vão vir aqui, mas também para que os empresários se sintam acolhidos e satisfeitos com as ações públicas que serão desenvolvidas, sejam elas municipais, estaduais ou federais”, disse o secretário ao Jornal da Chapada.

O titular da pasta estadual de Turismo esteve em Lençóis a pedido do próprio governador Rui Costa (PT). “Ele fez questão que a gente participasse para ouvir as demandas da sociedade civil e do poder público. Me sinto feliz e satisfeito de estar presente e dando minha contribuição para que tudo seja bem sucedido”, contou Alves. Durante o evento, ele ainda recebeu uma medalha militar das mãos do tenente Aílson Oliveira de Carvalho pela comemoração dos 20 anos da 42ª Companhia Independente de Polícia Militar, com sede em Lençóis. A placa comemorativa foi entregue em nome dos comandantes major Muniz, comandante da 42ª Cia, e do coronel Walter Araújo, comandante da Regional Chapada, que tem sede em Itaberaba.

Fotos do evento

“Quando falamos em Turismo, é necessário falar também em Segurança Pública. E a Polícia Militar está provida, por exemplo, de ações que protegem o turista, como uma operação que fazemos nas trilhas. É a o operação ‘Paz nas trilhas’, realizada com grupamentos de policiais que ficam no interior da trilha para dar segurança aos andarilhos”, contou Oliveira. Vale salientar, que 42ª Cia. da PM está presente em Lençóis, Andaraí, Mucugê, Iraquara, Souto Soares e Nova Redenção, dispondo de um efetivo de mais de 150 policiais para atendimento aos cidadãos.

O primeiro Seminário de Políticas Públicas foi realizado pela prefeitura de Lençóis, organizado pela ADH/Brasil, em parceria com as pastas da administração de Marcão, como a Secretaria de Turismo (Secut), comandada por Roberta Ferraz. Na oportunidade, Ferraz falou um pouco desse momento com o Jornal da Chapada. “O seminário vem promover uma importante integração entre os setores da administração pública e outros segmentos turísticos”, disse. Para ela foi produtivo poder concentrar uma quantidade grande de representantes do poder público de outras cidades da região para discutir o turismo local e poder melhorar os serviços nessa área.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas