Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Estudante de Itaetê vai a São Paulo para receber prêmio de concurso literário realizado pelo MEC

Finelon Ferreira Figueiredo Neto com o pai e o secretário municipal de educação Mariomar Cruz | FOTO: Raiza Vilela |

O jovem Finelon Ferreira Figueiredo Neto, 14 anos, do município de Itaetê, na Chapada Diamantina, é um dos vencedores do concurso literário ‘Faça parte dessa história’, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Na próxima sexta-feira (3), o garoto irá à Bienal Internacional do Livro 2018 em São Paulo para receber o prêmio e apresentar o poema ‘Toco de menino’, que lhe classificou em segundo lugar na categoria de estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

Estudante do Colégio Municipal de Colônia, povoado de Itaetê, Finelon falou sobre o que escreveu no texto. “Falei sobre as belezas naturais da Colônia e as tradições, como a festa de São Lourenço. Estou muito feliz em receber a premiação”, disse. Mais de 4 mil obras foram inscritas no concurso, que selecionou os melhores textos de alunos das escolas públicas do país. “É um momento de celebração para todos nós. Ter um aluno que é destaque a nível nacional é resultado de um compromisso da gestão de Valdes Brito com a educação do município. Torcemos para que ele se torne um grande escritor”, disse o secretário de educação de Itaetê, Mariomar Cruz.

Essa não é a primeira vez que Finelon é destaque em um curso. Em 2016, o mesmo poema do estudante ficou entre os 30 melhores na Olimpíada de Língua Portuguesa. O pai do menino, Márcio Sampaio, comemora o sucesso do filho. “A alegria é enorme para todos nós da família”, afirmou. Todos os finalistas ganham uma visita para conhecer a produção e distribuição do livro didático, um tablet e um notebook (primeiro e segundo lugares) e todos levarão um acervo completo de livros literários.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas