Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Prefeito de Itaberaba Ricardo Mascarenhas surpreende povoado após 18 anos de espera

O prefeito de Itaberaba Ricardo Mascarenhas entre os beneficiados, vereadores e assessores comemorando a conquista | FOTO: Divulgação |

A comunidade do Alto Vermelho, zona rural de Itaberaba, é composta por 1,3 mil pessoas, que exercem diversas profissões. Mas uma parte vive da agricultura e, principalmente, das vendagens à margem da rodovia. Legumes, verduras, e claro, abacaxi, fazem parte da gama de produtos comercializados por mais de 20 barraqueiros. O comércio informal compõe a renda de dezenas de famílias. É lucrativo, já que a BA-233 é bastante movimentada, via de acesso a várias cidades e de escoamento para transporte de diversas cargas.

Porém, o negócio funciona de forma irregular. Para realizar atividades econômicas às margens da BA é preciso autorização do Governo do Estado. Ciente da importância dessa renda para essas famílias, e o que ela representa, o prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PSB), foi em busca da liberação para os barraqueiros.

“É preciso ser sensível à cultura dessas pessoas, ao modo de vida delas. Vender na beira da rodovia é uma alternativa honesta enquanto o emprego não vem, ou na falta dele. E precisamos fortalecer nosso povo e promover a sustentabilidade, de forma a coibir a violência e criminalidade, oferecendo opções de trabalho às pessoas”, salienta o prefeito ao Jornal da Chapada.

O governo do Estado acatou o pedido do gestor e liberou 20 alvarás para que essas pessoas possam trabalhar de forma legal e regular. A prefeitura, complementando a ação, já providenciou a confecção de lonas padronizadas para todos eles. “Após 18 anos, trabalhando de qualquer jeito, sem orientações e à mercê de uma ação por parte do Estado de apreensão das mercadorias, agora sim os barraqueiros do Alto Vermelho podem respirar aliviados”, garante Ricardo Mascarenhas.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas