O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itaetê (CMDCA) promoveu o primeiro Fórum Comunitário do Selo Unicef, nesta quinta-feira (23). A ação, que acontece em parceria com as secretarias de educação, saúde e assistência social, tem como objetivo discutir políticas públicas para crianças e adolescentes, com a participação da sociedade.
“O conselho mobiliza as pessoas e organiza diversos setores da comunidade pra trabalharmos em prol de garantir os direitos de nossos jovens”, explicou a presidente do CMDCA, Edna Silva. Esse ano, Itaetê promove a renovação do Núcleo de Cidadania do Adolescente (NUCA), composto por adolescentes de 12 a 17 anos que mobilizam a juventude para o exercício da cidadania.
Veja mais fotos da atividade
Durante o fórum, o grupo de jovens do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) encenou situações de drogas, trabalho infantil e gravidez na adolescência. O secretário de educação de Itaetê, Mariomar Cruz, falou que há algum tempo o município está tentando conquistar o Selo. “Precisamos melhorar a atenção dada para nossas crianças e adolescentes e junto com a comunidade decidir quais ações irão favorecê-los”.
O prefeito de Itaetê, Valdes Brito, acompanhou o fórum e reafirmou a importância da participação de todos. “Estamos num momento em que precisamos sugerir e debater as metas que serão traçadas para atingir os índices necessários para termos o reconhecimento do Selo”, disse. O Selo Unicef indica quais ações cada município precisa melhorar para atingir as metas propostas. No total, são 11 indicadores que precisam ser cumpridos até 2020. As informações são de assessoria.