Ícone do site Jornal da Chapada

#LínguaAfiada: Cacá Leão destina verba para mais um equipamento de saúde inédito em Itaberaba

capa23
A enfermeira Elânia Moraes e o secretário municipal de Saúde, João Rodrigues | FOTO: Divulgação |

Por Alice Ita

O projeto materializa o sonho dos profissionais de saúde da cidade que lidam diariamente com as necessidades das gestantes. E nasceu justamente dessa grande demanda, de mulheres da cidade e de toda a região que vem parir aqui. Começou com a Rede vida, formada por profissionais que buscam a humanização do parto. A parceria com as unidades básicas de saúde e com as equipes do Nasf são fundamentais para que as gestantes sejam acompanhadas passo a passo.

A rede materno-infantil de Itaberaba segue os protocolos do programa federal Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, e realiza várias ações: pré-natal de alto risco com obstetra, ambulatório de vigilância do risco materno (no HGI), reuniões mensais com grupo de estudo da estratégia de saúde da família. Essa turma criou ainda um grupo na rede social, que oferece suporte 24h entre os próprios profissionais, que orientam, trocam informações e até agilizam a recepção das pacientes nas unidades de emergência, quando necessário.

Tanto cuidado rendeu bons frutos e virou projeto, que agora, sai do papel. Já foi publicada pelo diário oficial da União a destinação do recurso de 690 mil reais para implantação da CPN – Casa de Parto Natural de Itaberaba. Pelo fim da violência obstétrica e pela liberdade das mulheres sobre a escolha de como parir, a CPN trará para Itaberaba um novo modo de nascer, com o uso de práticas integrativas e complementares, sendo a prioridade o curso natural do nascimento, do modo mais confortável para a mãe e para o bebê.

A enfermeira Elânia Moraes, coordenadora do projeto, garante que “é uma grande conquista para a saúde da mulher em Itaberaba. Um divisor de águas na atenção ao parto, na luta contra a violência obstétrica”. “O Deputado Federal Cacá Leão é um visionário, que há 1 ano e 8 meses vem alavancando a saúde de Itaberaba, e agora, custeia mais esse passo em direção à uma saúde pública de excelência para nossa população” finaliza João Rodrigues, secretário municipal de Saúde.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas