Ícone do site Jornal da Chapada

Lula envia carta de apoio a Valmir; deputado volta a defender a democracia e candidatura do petista

Inauguração do Comitê de Valmir Assunção em Salvador contou com a presença de militantes e políticos de esquerda | FOTO: Divulgação |

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma carta de apoio ao deputado federal e candidato à reeleição Valmir Assunção (PT-BA), que foi lida durante a inauguração do comitê central do postulante na última sexta-feira (31), no Rio Vermelho, em Salvador. A militância petista, de partidos de esquerda e políticos de diferentes regiões da Bahia se encontraram para a inauguração na data em que se completou 2 anos do impedimento da presidente Dilma Rousseff (PT). E o processo de resistência do povo brasileiro ganhou mais um capítulo com a não liberação da candidatura do ex-presidente Lula pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Assunção voltou a defender a retomada da democracia e da candidatura do ex-presidente Lula que, segundo o parlamentar, tem seus direitos fundamentais negados por parte do judiciário brasileiro.

“O judiciário, em nenhum momento, considerou o aspecto jurídico do caso, somente o político, e se alinhou ao projeto da burguesia brasileira em tirar Lula das eleições, ignorando a vontade popular”, salienta Valmir. O petista conseguiu debater com políticos no comitê a situação e foi surpreendido com uma carta do ex-presidente lida pela secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis. “Queria estar agora percorrendo o Brasil de ponta a ponta…E arrumaria um tempinho para dar um pulo aí em Salvador, pra comer aquele almoço que você e Fabya sempre prepararam com tanto carinho e competência”, diz trecho da carta de Lula.

“Vamos precisar de uma forte bancada de parlamentares comprometidos com a democracia, o desenvolvimento econômico e o combate sem tréguas a todas as formas de desigualdade. Porque é preciso varrer para sempre o golpe e todo o mal que ele fez. E porque sonho que se sonha junto, mais dia, menos dia, vira realidade”, frisa Lula em carta. O comitê de Valmir recebeu os candidatos a deputado estadual, Mário Jacó (PT), Luiz Carlos Suíca (PT), Cosme Oliveira (PSB), Bira Coroa (PT), Alfredo Boa Sorte (Psol), o prefeito de Senhor Bonfim, Carlos Brasileiro, além da secretária estadual de Cultura, Arany Santana, o cientista político Emir Sader, e o presidente do Ilê Aiyê, Vovó do Ilê.

Ainda participaram da inauguração a presidente do Psol, Cristina Souza, o presidente do PT de Salvador. Gilmar Santiago, o vereador da capital Moises Rocha, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, ex-vereadores, lideranças, representantes de diferentes partidos e de coletivos. No comitê estiveram membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Sem Teto de Salvador (MSTS), Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), Ilê Aiyê, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Coletivo Quilombo, Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Levante Popular, dentre outros.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas