Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Ricardo Mascarenhas resgata desfile de 7 de Setembro e leva diversidade cultural para as ruas de Itaberaba

O prefeito de Itaberaba com a primeira dama Suzana Matias e membros do comando da PM da região da Chapada Diamantina | FOTO: Jornal da Chapada |

Com o objetivo de resgatar as comemorações em homenagem a Independência do Brasil, a administração ‘Cidade de Todos’, do prefeito de Itaberaba Ricardo Mascarenhas (PSB), realizou nesta sexta-feira (7), por meio da Secretaria Municipal de Educação, o desfile cívico de 7 de setembro. As comemorações em homenagem aos 196 anos de Independência começaram com o hasteamento das bandeiras do município, do estado e da união, realizado pelo prefeito Ricardo, pelo representante do Poder Legislativo, o vereador Samuel Souza, o popular Samuca, e pelo coronel da Polícia Militar da Bahia (PM), Valter Araújo, comandante do Comando Regional Chapada Diamantina (CPR/Chapada).

Nesse ato houve também uma homenagem à família do Cabo Crenildo Freitas, oficial da PM que foi morto recentemente em uma operação contra o tráfico de drogas no município. Para receber as homenagens estavam presentes a família do policial. Após o ato cívico realizado no Mastro das Bandeiras (Cacique), edificado na Avenida Flaviano Guimarães, o prefeito Ricardo e o coronel Valter, em um jipe do Exército, passaram em revista a tropa da PM, que participou ativamente do desfile. O comando da polícia foi para as ruas com 126 homens mais o aparato operacional utilizado para fazer a segurança pública da cidade e da região por meio dos destacamento do 11º Batalhão de Polícia Militar em Itaberaba.

O desfile de 7 de Setembro em Itaberaba contou com a participação de estudantes, diretores, coordenadores escolares | FOTO: Jornal da Chapada |

O comando atual é do coronel Marcelo Queiroz de Souza Pinto e o desfile contou como a Rondesp, o Corpo de Bombeiros, o Agrupamento de Resposta a Emergência e Resgate (Graer), os monitores e alunos do Projeto Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), além da grande novidade, que foi o pelotão formado por policiais veteranos e da reserva. Em palanque armado na Praça JJ Seabra, as autoridades civis e militares assistiram a passagem do cortejo e a evolução dos pelotões. O primeiro a passar no palanque foi o carro abre-alas que trouxe o tema ‘Brasil: Diversidade de Cores, ritmos e crenças’ em telas pintadas pelo artista da terra Uilson Ramos, o popular Inho.

“O desfile de 7 de Setembro renova o espírito patriota, fortalece o civismo e a educação ao trabalhar um tema tão importante como é a nossa diversidade cultural. Ao contemplar essa praça lotada com o nosso povo aplaudindo nossos alunos e todos que fazem a educação do município, noto que acertamos mais uma vez, em resgatar esse evento do calendário. Na oportunidade, quero agradecer a presença de todos, parabenizar a nossa equipe pela organização, empenho, e estender meus agradecimentos à parceria da Polícia Militar por meio do coronel Valter Araújo e do comandante do 11º BPM, Marcelo Pinto”, declarou o prefeito Ricardo Mascarenhas.

As fanfarras fizeram a festa no desfile de Independência do Brasil | FOTO: Jornal da Chapada |

Em seguida, a Fanfarra Estudantil de Itaberaba (Fanedi) com 60 componentes puxou o cortejo. Vale informar que intercalando o desfile vieram também as fanfarras Fandu – Fanfarra do Colégio Estadual Duque de Caxias (Liberdade/Salvador), Fanfarra do Colégio Rafael Serravale (Pituba/Salvador), Banda Marcial de Salinas da Margarida (Famsam), Fanfarra Estudantil da Escola Novo Tempo (Faneent/Itaberaba) além, da BatukEmjam da Escola Municipal João Almeida Mascarenhas, com 24 alunos da rede municipal de Itaberaba.

“Estamos hoje em uma ação de resgate ao civismo, ao patriotismo que tem se perdido e que é tão importante na vida do cidadão. E não há nada melhor do que fazermos esse resgate desde a educação infantil com um tema abrangente e já estudado em sala de aula. Hoje, estamos trazendo para a rua a culminância dos projetos desenvolvidos em sala de aula, para mostrar a nossa comunidade, tudo que é destrinchado de nossa grade curricular, e é muito bom ver o envolvimento dos alunos, dos professores, dos coordenadores, dos diretores. Ou seja, todos muito envolvidos para a realização de uma linda e instrutiva festa cívica”, declarou a secretária municipal de Educação, Nogma Britto, que na oportunidade, agradeceu ao apoio dado pelo gestor e todo o empenho de sua equipe para a realização do evento.

Policiais militares de diferentes áreas também desfilaram para a população itaberabense | FOTO: Jornal da Chapada |

O desfile de 7 de Setembro em Itaberaba foi composto de 40 pelotões e contemplou também as escolas da zona rural, como a Escola Municipal São Vicente da Vila São Vicente, que apresentou na Avenida 62 alunos com o subtema ‘Sertanejo e Brega’. Outra escola que fez muito sucesso com o público por seu colorido e caraterização foi a Escola Municipal São Roque, do povoado de Vazante, com 45 alunos homenageando a cultura do São João, festa popular que tem elevando o nome de Itaberaba na gestão de Ricardo Mascarenhas.

Vale salientar que há uma semana as Escolas Municipais de Itaberaba realizam homenagens aos 196 anos de Independência do Brasil, encerrando-se com esse desfile de 7 de Setembro. “Adorei o desfile, acredito que tenha sido o mais belo já realizado na cidade. O diferencial este ano foi a alegria estampada nos olhos dos alunos, professores, coordenadores, diretores, enfim, de todos os envolvidos”, declarou Maria do Rosário Sarmento, que assistia ao desfile acompanhada dos netos Andreia Sarmento, de 7 anos, e Kaique Sarmento, 5 anos.

Jornal da Chapada

Veja mais fotos do desfile em Itaberaba

1 / 25

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas