Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Nova Redenção comemora a Independência do Brasil com desfile cívico e participação popular

Durante o desfile, alunos e professores formaram pelotões com temas distintos e chamou a atenção de todos que assistiam pela organização e beleza | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Com o tema ‘O jeito redençoense de ser brasileiro’, a Secretaria Municipal de Educação de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, comemorou os 196 anos de Independência do Brasil com um instrutivo e colorido desfile cívico. As apresentações do evento alusivo ao 7 de Setembro, que culminou com ‘O Grito do Ipiranga’ e uma roda de capoeira que aconteceu na Praça Alexandre de Almeida, na última sexta-feira, e teve total apoio da administração ‘Governo da Reconstrução’, da prefeita Guilma Soares (PT).

A gestora acompanhada do vice-prefeito Ademar Martins, do líder político Ivan Soares, do secretário de Educação Jânio Andrade, do coordenador Jorge Almeida, dos vereadores Ivo Soares, Ariston Teles e Demazinho, além da cantora Ivani Rocha, assistiu as apresentações dos alunos e professores do palanque armando na concentração do evento. Esse é o segundo ano que a administração de Guilma Soares resgata o ‘Desfile Cívico de 7 de Setembro’, com o objetivo de manter a tradição do calendário de eventos do município e estimular na comunidade o espírito cívico, amor e respeito à pátria.

“Os desfiles de 7 de Setembro são uma oportunidade para as escolas trabalharem questões como ética, cidadania e símbolos pátrios, despertando nas nossas crianças o amor e o respeito à pátria, além oportunizar o conhecimento prático dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula. É a forma de dar a educação a sua real função que é a de formar cidadãos críticos”, declarou a prefeita Guilma Soares.

1 / 11

Este ano, os pelotões foram formandos por alunos das escolas Maria Emília, Grupo Escolar Municipal Regina Senna, Educandário Rômulo Galvão, Grupo Escolar Municipal José Amando Salles Mascarenhas (Peruca), Escolas Nucleadas da Zona Rural, Grupo Escolar Municipal Atanuita Batista de Cerqueira (Chapadão), Colégio Estadual Edilson Joaquim dos Santos, além dos beneficiados pelos Projetos Sociais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Durante o desfile, alunos e professores formaram pelotões com temas distintos e chamou a atenção de todos que assistiam pela organização e beleza dos pelotões das ‘Balizas, Vaqueiros, Futebol e Região Nordeste’, da Escola Maria Emília; ‘Brasil, todas as cores , raças e sabores’ da Escola Regina Senna; Pelotão de ‘farda, halteres/ginástica, ciclismo, ‘Os alunos de ontem, profissionais de hoje’, ‘Abra o olho, não deixe acontecer’, Grupo de Dança Maria Quitéria e o Brasil e suas divisões’, do Educandário Rômulo Galvão; Pelotão ‘Aspectos Culturais e Econômicos’ da Escola José Amando( Peruca), ‘Artistas da Terra e Agricultura Local’ das Escolas Nucleadas.

O ‘Eco Turismo, uma forte atividade vocacional do município também foi lembrado por meio da fauna e flora e das belezas naturais como o Poço Azul e Pedra da Arara’. Já a comunidade da Escola Atanuita – Chapadão; trouxe o pelotão de farda, concluintes 2018 e o Grêmio Estudantil’, do Colégio Estadual Edilson Joaquim dos Santos. O pelotão do Cras, com o grupo de idosos’ Raízes da Terra e NUCA. Vale informar, que a Lira Filarmônica Antônio Bispo dos Anjos, criada no ‘Governo da Reconstrução’, se apresentou com a participação especial de músicos da Filarmônica de Andaraí.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas