Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Prefeito de Utinga fala sobre resultados da saúde no município após 21 meses de governo

Durante a entrevista, o gestor chapadeiro foi acompanhado pelo vice-prefeito Átila Karaoglan, o vereador Jonas e assessores como as secretárias de Saúde, Bruna Fernandes, e de Assistência Social, Alexania Cohim | FOTO: Divulgação |

O prefeito de Utinga, município da Chapada Diamantina, Joyuson Vieira (PSL), concedeu entrevista à rádio Cultura, no programa Jornal da Cidade, na última sexta-feira (21), e fez um levantamento dos 21 meses de administração da sua equipe. Na área de saúde, por exemplo, ele falou sobre a contratação de novo médico para atendimento das comunidades do Cambuí, Umburana e o Buriti, que são unidades satélites da Unidade de Saúde da Família (USF) de Belarmino Neri. “O nosso médico, que atendia essas comunidades, depois da redistribuição da rede, se aposentou e nós estamos na busca de um substituto”, disse Vieira.

Ele também agradeceu muito ao candidato ao Senado, o deputado federal Jutahy Júnior (PSDB), pois através de uma emenda dele mais boas novas chegaram à Saúde de Utinga. “Estamos recebendo até a quarta-feira da próxima semana uma van luxuosa, completamente equipada, inclusive com acessibilidade, através de uma emenda do deputado Jutahy Júnior, a quem fiz questão de agradecer pessoalmente em nome do povo sofrido que faz TFD (Tratamento Fora do Domicílio) no município”, disse o gestor. O prefeito acredita que entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro a van deve estar rodando para Salvador, levando a população para atendimento médico.

“Nosso povo vai com ar-condicionado, televisão de 32”, em poltronas confortáveis. Me deu até vontade de na primeira viagem ir lá junto com o pessoal do TFD. Se a secretária arrumar uma vaguinha eu vou conhecer qual a rotina desse povo que sofre tanto”, contou. “Também quero falar da Casa de Apoio, sou frequentador, almoço lá quando estou em Salvador para saber o que é que as pessoas que estão lá estão fazendo com nosso povo. Inclusive quero parabenizar a equipe qualificada e humanizada de lá”, disse Vieira.

Mudança
O prefeito afirmou ter reformado todas Unidades de Saúde da Família (USF). “Elas foram encontradas quebradas, destroçadas”, afirmou. Ele convidou a população para que no dia 30 de setembro participe da entrega do Posto de Saúde da Família (PSF) de Lagoa Bonita. “Lá entregaremos um dos melhores PSFs da região”, contou Vieira. A época de ambulâncias quebrando nas estradas por problemas mecânicos não existe mais, segundo o gestor. “Temos três ambulância sem problemas. De 2017 pra cá isso acabou”, afirmou.

Ele ainda contou sobre a experiência do programa municipal ‘Medicamento em Casa’. “É um modelo que não existe em lugar nenhum. Nós implantamos no primeiro governo e foi desmanchado, pararam de entregar medicamento em casa. As pessoas procuravam nas farmácias básicas e não encontravam”, afirmou Joyuson. O programa leva as medicações de uso contínuo para os pacientes em casa. “Não pode faltar um único comprimido. E agora compramos uma moto nova para fazer as entregas, inclusive na zona rural”, contou o prefeito. Apesar dos municípios não terem obrigação legal de oferecer serviços médicos de especialidades, Utinga vai na contramão, contou o prefeito.

“Isso é cobrado de nós, mas nos é repassado muito pouco dinheiro, que, diga-se de passagem, é para fazermos a Saúde Básica”, afirmou pontuando que em Utinga há urologia. “Os homens de Utinga, inclusive eu que já passei dos 40, podem contar com o urologista Dr José Cohim, médico renomado na Bahia e no Nordeste, do grupo de cirurgiões do Hospital Roberto Santos”, disse Joyuson. Lá também os cidadãos conseguem atendimento em pediatria, ortopedia, endocrinologia, psiquiatria, odontologia, ultrassonografia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutricionistas, além do aparelho de eletrocardiograma que está em fase de operação. “Dentro de 20 dias estaremos com o serviço funcionando”, afirmou o gestor.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas