Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Moradores da zona rural e da sede de Mucugê reclamam de abastecimento de água e de rede de esgoto

O Jornal da Chapada tentou contato telefônico com a prefeitura municipal para tratar do assunto, mas não conseguiu ser atendido | FOTO: Montagem do JC |

Moradores da região de Santa Cruz, zona rural de Mucugê, e outros da sede do município localizado na Chapada Diamantina, entraram em contato com o Jornal da Chapada para denunciar duas questões básicas para o bem-estar humano, a distribuição de água potável e a rede de esgoto da cidade. Segundo os denunciantes, no distrito foi aberto um poço artesiano e instalado há cerca seis anos, no entanto a água sempre fica suja com um aspecto de ferrugem. “E tem um cheiro insuportável”, disse uma das pessoas que vivem no local.

“Às vezes a água vem um pouco limpa, mas outras vezes não dá nem pra lavar roupas”, afirmou. Segundo os moradores de Santa Cruz, o equipamento de filtragem, onde são colocados produtos para tratamento da água foi destruído. “A prefeitura não quer correr atrás para arrumar novamente. Os responsáveis não nos atendem. Têm muitos moradores que estão sofrendo com problemas urinário e alergias na pele”, contou uma moradora.

Sede
Já na sede de Mucugê a limpeza do esgoto é o problema. Segundo os moradores ele continua a céu aberto no ‘Córrego da Várzea’, próximo a muitas residências. “Córrego esse que corta praticamente a metade da cidade passa pela Praça de Eventos, pela Praça da Feira e cai diretamente no Rio Mucugê”, disse uma moradora. Fotos foram publicadas nas redes sociais comprovando o fato.

As informações passadas ao Jornal da Chapada dão conta que o problema já foi alertado há cerca de um ano. “Já entrei em contato várias vezes com a administração e o problema continua sem solução. O mau cheiro incomoda a mim, aos moradores da minha rua e algumas casas que margeiam o córrego, mas os problemas de saúde pública que esse tipo de descaso pode ocasionar é uma questão de interesse de toda a população de Mucugê”, relatou uma moradora em suas redes sociais.

O Jornal da Chapada tentou contato telefônico tanto com o secretário de Turismo e Meio Ambiente Euvaldo Ribeiro Júnior, como com o prefeito Manoel Luz (PSD), mas não conseguiu ser atendido. Segundo informações da atendente da prefeitura, o gestor estava em reunião a manhã desta quinta-feira (27). Já Euvaldo não foi encontrado no gabinete da Secretaria para comentar o fato.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas