Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Incêndios são extintos com atuação de brigadistas voluntários; chuva ajuda a controlar situações

A atuação dos voluntários foi decisiva para que os focos fossem debelados | FOTO: Divulgação/ACV-VC |

A Chapada Diamantina teve no mês de outubro deste ano, pelo menos, dois casos de incêndios florestais (IF’s). O primeiro foi identificado no começo do mês, próximo à data da padroeira do Brasil, dia 12 de outubro, na região da Chapadinha, próximo ao Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD). O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) atuou diretamente nesse IF.

Segundo o analista ambiental do ICMBio, Luiz Coslope, esse foi combatido por dias, mas já foi considerado extinto há mais de uma semana. Os brigadistas de lá acabaram indo para outro incidente, que foi identificado no município de Palmeiras, na região da Serra das Calçadas, em cima do Candombá, pouco antes de chegar no Rio Preto, na manhã do último sábado (27).

Segundo o coordenador de comunicação da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC), Paulinho Medeiros, 25 brigadistas da associação foram para o combate na área. “Não tem como mensurar exatamente o tamanho, mas acreditamos que foram 120 hectares”, disse. Medeiros afirmou que o fogo foi controlado à noite. “Retiramos o pessoal às 20h30, restando apenas um pequeno foco de incêndio que estava sendo debelado pelos brigadistas do ICMBio”, afirmou.

Ele disse ainda que foi a chuva que apagou o fogo. “Tínhamos apagado uma boa parte, mas demoraríamos a noite toda e estávamos preparados para isso, mas graças a Deus veio a chuva e não foi necessário”, pontuou. Segundo Coslope, do ICMBio, os dois casos serão investigados. O da Chapadinha, inclusive, já está em andamento.

Por Adalício Neto / Jornal da Chapada

Confira vídeos divulgados

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas