Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: ‘Caminhada da Saúde’ leva milhares de pessoas às ruas de Itaberaba

capa
A ideia foi promover as duas campanhas mundiais, acerca da prevenção e combate aos três tipos de câncer que mais acometem homens e mulheres em todo o mundo: câncer de mama, do colo do útero e de próstata | FOTO: Divulgação/Secom |

A ‘Caminhada da Saúde’, organizada em Itaberaba, na Chapada Diamantina, pela gestão municipal ‘Cidade de Todos’, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), reuniu cerca de 2 mil pessoas para lembrar da passagem das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. Os participantes partiram do Largo da Palmeira em direção ao anfiteatro da Praça do Rosário, onde o grupo se reuniu ao final, na última quarta-feira (31). O prefeito Ricardo, ao lado de vereadores e secretários municipais, puxou a caminhada pelas principais ruas

A ideia foi promover as duas campanhas mundiais, acerca da prevenção e combate aos três tipos de câncer que mais acometem homens e mulheres em todo o mundo: câncer de mama, do colo do útero e de próstata. Pelo percurso, muita animação, alegria, mas também conscientização. Quem acompanhou a passagem da caminhada de frente das casas e do comércio, ouviu falar da importância de frequentar o médico regularmente, de estar atento ao próprio corpo e de manter um estilo de vida saudável.

“Nosso papel não se restringe a tratar as doenças. A conscientização, a prevenção e o combate também é missão da secretaria de Saúde, e com afinco estamos cumprindo. Realizamos edições especiais do Corujão da Saúde em outubro, voltadas para o atendimento a mulheres, e certamente agora em novembro o foco do Corujão volta a ser a saúde do homem”, garantiu o secretário Municipal de Saúde, João Rodrigues.

Ao chegar na Praça do Rosário, Dr. Tarcísio, médico da Unidade de Saúde da Família (USF) Maria Lúcia do bairro São João, falou sobre a saúde do homem. Deu dicas de prevenção de doenças e reiterou a importância de adotar hábitos saudáveis. A enfermeira Lana Moraes, responsável pela Rede Vida, falou para as mulheres, e destacou que evitar o estresse, e reservar um tempo para atividades de lazer também contribui para evitar uma série de doenças.

Em seguida, o depoimento de duas mulheres que enfrentaram o câncer emocionou a praça lotada. “É muito bonito ver a superação, a fé e a perseverança dessas pessoas. Para nós é uma satisfação sem tamanha fazer parte, com ações positivas, dessas histórias. Essas mulheres são guerreiras, exemplos. Além do nosso apoio, têm nosso respeito”, encerrou o prefeito Ricardo. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas