O Lions Clube Itaberaba, cidade da Chapada Diamantina, em parceria com Dr. Higrant Monte e Ótica Guedes, promoveu em outubro um mutirão de exames oftalmológicos que abrangeu 90 crianças de 5 a 10 anos, provenientes de escolas públicas municipais. A ação foi desenvolvida no espaço do auditório prof° Floracy Alencar de Andrade Melo, anexo à Secretaria de Educação do Município (SMED).
Das 90 crianças que passaram pelos exames, 38 foram diagnosticadas com algum tipo de problema relacionado à visão. Estas então, após consulta com o médico, foram conduzidos à ótica para escolha dos óculos e para a confecção das lentes, pagos pelo Lions. Os estudantes e seus responsáveis foram convidados para receber os novos óculos no último sábado (10), no auditório da SMED.
Histórico
Desde que o Lions Clubs International foi fundado. em 1917, os Leões trabalham em projetos que buscam prevenir a cegueira, restaurar a visão e aprimorar a saúde oftalmológica de milhões de pessoas por todo o mundo. De fato, a visão é uma das principais causas do Lions. Por meio de treinamento profissional, desenvolvimento do sistema de saúde e ampla distribuição do tratamento com medicamentos, os Leões ganharam reconhecimento mundial por seu trabalho para melhorar a visão e prevenir a cegueira.
Oitenta por cento de todas as deficiências visuais podem ser prevenidas ou curadas. A primeira etapa da prevenção é a conscientização. A segunda é a detecção precoce por meio de exame de visão. Ao redor do mundo, o Lions estabelece parcerias com profissionais médicos e líderes comunitários para examinar crianças, estudantes de escolas de ensino fundamental e adultos para identificar as pessoas que apresentam risco de perda da visão. Jornal da Chapada com informações de Assessoria.