Ícone do site Jornal da Chapada

A luta do povo negro é por direitos e contra o racismo, diz Valmir sobre Dia da Consciência Negra

valmir
O parlamentar petista ainda cobra mais ações para a construção de novas políticas de reconhecimento e memória do povo negro e destaca alguns projetos de sua autoria que contemplam o movimento social | FOTO: Divulgação/Kleidir Costa |

A luta por direitos e contra o racismo estrutural foi utilizada pelo deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) para descrever o Dia da Consciência Negra no Brasil. Nesta terça-feira (20), mais uma homenagem ao líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, foi marcada por discursos e atividades em diferentes regiões do país. Para Assunção, o povo negro luta atualmente por mais ações e contra inúmeros casos de retrocessos de direitos – conquistados durante anos de batalha. O governo federal atual e o que deve assumir em janeiro de 2019 demonstram o descaso com o povo afrodescendente e de religiões de matriz africana.

“Estagnar os investimentos, cortar ministérios e secretarias especiais, voltadas para atividades como pesca, agricultura, trabalho, além de saúde e educação só fragilizam a sociedade, além do fim do conveniamento com os médicos cubanos. E os maiores afetados são os negros e negras deste país. A maioria do povo brasileiro é constituída de negros e a resistência deve partir e seguir dessa maioria. É lamentável o nível de intolerância em relação às religiões de matriz africanas e o desrespeito que as políticas públicas são tratadas neste país”, salienta Valmir.

O parlamentar petista ainda cobra mais ações para a construção de novas políticas de reconhecimento e memória do povo negro e destaca alguns projetos de sua autoria que contemplam o movimento social. “A luta do povo negro perpassa por Dandara e Zumbi dos Palmares. Ambos são reconhecidos em projetos que o nosso mandato defende. Dandara está para ser incluída no livro dos Heróis da Pátria e o 20 de Novembro, dia da morte de Zumbi, pode virar feriado nacional. O primeiro projeto está em tramitação no Senado (PLC 119 de 2018), já foi aprovado pela Câmara, e o segundo segue tramitação ainda na Casa Legislativa. Espero que possamos comemorar essas ações em breve”, finaliza.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas