Ícone do site Jornal da Chapada

Inema realiza seminário de Qualificação em Recursos Hídricos no município de Juazeiro

Evento segue até está quarta no município do norte do estado | FOTO: Divulgação/Inema |

Cerca de 30 pessoas participaram entre os dias 20 e 21 de novembro, no Centro de Excelência em Fruticultura do Sistema CNA/SENAR, do município de Juazeiro, de uma etapa da série de seminários idealizados pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), por intermédio da Coordenação de Interação Social, visando a “Qualificação em Gestão e Fortalecimento para membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas da Bahia”. Segundo Márcia Telles, diretora-geral do Instituto, a série de seminários envolvendo os membros dos comitês foi pensada justamente de uma demanda que partiu dos membros para o Inema.

“As nossas coordenações são sempre instruídas para que analisem as principais demandas em termos técnicos e de qualificação para os profissionais no que tange ao relacionamento entre a gestão pública e a sociedade. Como os membros dos comitês também são replicadores das principais demandas do Estado em termos de preservação ambiental, elaboramos esses seminários para que todos aprimorem a capacidade técnica e, consequentemente, colocando em prática no dia a dia de suas atividades ambientais”, avaliou a diretora.

Na edição de Juazeiro, que terminou nesta quarta-feira, os contemplados foram os membros do Comitê da Bacia Hidrográficas do Rio Itapicuru (CBHI), Comitê da Bacia Hidrográfica do Salitre (CBHS) e Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Baianos do entorno do Lago Sobradinho (CBHLS). No primeiro dia do evento os membros dos comitês receberam a qualificação em Gestão Pública das Águas – Recursos Hídricos, Descentralização e Participação dos Comitês de Bacias Hidrográficas do FORMAR (Formação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos), ministrado pelo geólogo e especialista em Gestão dos Recursos Hídricos, Zoltan Romero, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Já nesta quarta-feira, segundo e último dia do evento, por intermédio do Núcleo de Outorga (NOUT) da Diretoria de Regulação (DIRRE) do Inema, o curso Introdução à outorga de direito de uso de Recursos Hídricos foi ministrado pelo técnico Tiago Rosário da Silva, especialista em Gestão dos Recursos Hídricos do órgão ambiental baiano. Seminários: Ainda receberão nos próximos dias o seminário de qualificação em recursos hídricos os municípios de Barreiras (27 e 28/11), Ilhéus (04 e 05/12) e Porto Seguro (11 e 12/12). As informações são do Inema.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas