Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Município de Abaíra recebe o rastreamento do câncer de mama na segunda

O ônibus do projeto estadual está na frente do Centro de Convivência do Idoso na cidade chapadeira | FOTO: Divulgação/Mateus Pereira |

capa
Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia | FOTO: Divulgação/Mateus Pereira |

Começa nesta segunda-feira (26), no município de Abaíra, região de Seabra, o Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. Até o dia 1º de dezembro, a unidade móvel estará estacionada na Avenida Moreira, ao lado do PSF, no ginásio de esportes, atendendo mulheres de 50 a 69 anos, para a realização de exames de mamografia.

O atendimento começa às 7h e prossegue até 18h. Para serem atendidas, as mulheres devem levar um documento de identidade, o Cartão SUS e um comprovante de endereço no município. De acordo com a Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em Abaíra, 798 mulheres estão dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde como a mais propensa ao aparecimento do câncer de mama.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de atendimento, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

O Saúde sem Fronteiras, programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento. As informações são da Sesab.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas