Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Capacitação da União de Prefeitos da Bahia é realizada pela primeira vez em Itaberaba

Prefeito de Itaberaba Ricardo Mascarenhas ladeado pelos colegas e pelo corpo jurídico da UPB | FOTO: Divulgação/Secom |

A União dos Prefeitos da Bahia (UPB) realizou pela primeira vez em Itaberaba, cidade da Chapada Diamantina, o seu curso de capacitação sobre a legislação e os critérios exigidos pelos tribunais de contas. Cerca de 100 pessoas da cidade e da região participaram, na última quinta-feira (22), da sétima edição do UPB Capacita. O evento, que aconteceu durante todo o dia no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), trouxe mais para perto o acesso a informações detalhadas.

O anfitrião do evento, o prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), afirmou na abertura do encontro a importância de preparar as equipes dos municípios para enfrentar as dificuldades de gestão do recurso público e a prestação de contas. “Agradecemos a UPB e ao presidente Eures por nos proporcionar essa capacitação, em um momento de tantas dificuldades administrativa, temos a certeza que todos saíram, muito mais preparados para colaborar com o dia a dia da gestão. Esse momento que a UPB proporcionou é fundamental para a valorização das cidades mais distantes da capital e para a profissionalização da administração pública municipal. Agradeço a participação dos prefeitos dos municípios vizinhos e de suas equipes“, disse o prefeito.

Com palestras diversas, ministradas pelos profissionais consultores da UPB, temas delicados como lei de licitações, contratações e lei de introdução às normas do direito brasileiro, foram abordados com uma linguagem acessível, e de fácil compreensão. Voltada para prefeitos e suas equipes de controladoria, finanças e administração, a capacitação é uma ferramenta de atendimento itinerante da UPB, que percebe que muitos casos de reprovação de contas são por força do desconhecimento ou atualização da legislação.

Os tribunais seguem à risca a legislação, e o gestor que não se aprimorar tem sérias complicações durante a administração. Outras pautas, que estão em crescente nos municípios, foram abordadas durante o dia de capacitação: regularização fundiária, planejamento do solo e prestação de contas na visão do TCE e do TCM.

Estiveram presentes além do prefeito Ricardo, que também é diretor da UPB, o prefeito de Marcionílio Souza, Adenilton Meira, que é membro Conselho Fiscal da UPB e representou o presidente Eures Ribeiro. Além de João Lúcio Passos Carneiro, que é prefeito de Andaraí e presidente do Consórcio Intermunicipal Chapada Forte, Isaac Newton, Lucas Mollicone e Wal Goulart, todos do corpo jurídico da UPB, representantes dos patrocinadores Instituto Municipal de Administração Pública (IMAP) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que faz parte do Sistema Indústria, junto com CNI, SENAI e SESI e promove a interação entre a academia e a Indústria. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas