Ícone do site Jornal da Chapada

Municípios da região da Chapada Diamantina registram mais de 16 horas de chuvas

capa
A região da Chapada Diamantina foi uma das mais atingidas pelas fortes chuvas, segundo o Inema | FOTO: Divulgação/Arquivo |

Os moradores do município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, levaram um susto no final da tarde da última quarta-feira (5). O tempo fechou, uma chuva forte caiu por volta das 16h e seguiu até as 8h da quinta-feira (6), com alguns momentos de interrupção. A cidade foi uma das atingidas pelo mau tempo previsto pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). A previsão de mau tempo vai até o domingo (9).

Segundo a secretária de Governo e responsável pela Defesa Civil de Palmeiras, Albani Sales, a chuva causou alguns estragos na cidade e alagamentos na zona rural. O mau tempo provocou também goteiras nos prédios públicos e alterou a rotina dos servidores. “A luz caiu quando começou o temporal e ficamos sem internet, por isso, os servidores foram liberados mais cedo que o normal. A chuva alagou alguns órgãos e foi preciso fazer a limpeza antes de iniciar os trabalhos nesta quinta. O expediente começa às 8h, mas hoje começamos por volta das 9h30”, contou.

A secretária informou que o estrago não foi maior porque há alguns meses a prefeitura fez a limpeza do córrego que corta a cidade. Em março, ele transbordou durante um temporal, destruiu ruas e invadiu casas. O tempo está nublado no município, nesta quinta-feira, e a previsão é de mais chuvas nas próximas 24h. “Foi uma surpresa porque, geralmente, ela vem no final do mês, não no começo”, disse.

A região da Chapada Diamantina foi uma das mais atingidas, segundo o Inema. A cidade de Lajedinho foi a mais castigada, com 73 mm de chuva entre esta quarta e quinta-feira. Em seguida, Nova Redenção (57 mm), Itaetê (52.4 mm) e Lençóis (49.4 mm). Os outros municípios ficaram abaixo de 40 mm. Jornal da Chapada com informações de Correio 24h.

Leia também

#Bahia: Diretor do Inema afirma que, apesar de alerta emitido, as pessoas devem ficar tranquilas

#Chuvas: Inema divulga aviso de estado de alerta em diversos municípios da Chapada Diamantina

Chapada Diamantina está atenta com quantidade de água das chuvas; algumas trilhas estão transitáveis

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas