Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Primeira etapa da matrícula na Rede Municipal de Ensino de Itaberaba segue até sexta

A Seduc estima que, mais de 85% dos pais ou responsáveis, já realizaram a rematrícula até o momento | FOTO: Divulgação |

A primeira etapa da matrícula 2019 da Rede Municipal de Ensino (RME) de Itaberaba, cidade na Chapada Diamantina, vai até esta sexta-feira (14). Está acontecendo a renovação dos alunos que já estavam matriculados e permanecerão na mesma unidade escolar no próximo ano. Mais de 11 mil alunos devem participar dessa etapa renovando a sua matrícula, segundo dados da Secretaria Municipal de Educação (Seduc). A matrícula na RME está dividida em seis etapas.. Na primeira é necessário que os pais ou responsáveis procurem a unidade escolar, onde os filhos estudam, para efetivar a renovação de matrícula. A Seduc estima que, mais de 85% dos pais ou responsáveis, já realizaram a rematrícula até o momento.

Já a segunda etapa, que acontece ainda este ano, deve realizar de forma automática (de escola para escola), entre os dias 17 e 21 de dezembro, a transferência dos alunos concluintes cujas unidades escolares não oferecem a continuidade de estudos (II Período, 3º Ano e Tempo Formativo Eixos I e IV). Isso significa que os alunos concluintes do 5º Ano que estudam em uma unidade que não oferece o ano subsequente, serão automaticamente transferidos para uma unidade previamente estabelecida. A Coordenação de Gestão e de Ação Socioeducativas da Seduc acredita que cerca de 1.200 alunos devem deixar a RME rumo à Rede Estadual, o que representa pouco mais de 10% do total matriculado no início deste ano.

Dentro da própria rede, essa troca envolve cerca 880 alunos que devem mudar de unidade dentro da própria Rede Municipal, ou 7, 83% do total matriculado. “É importante destacar que as duas primeiras fases da matrícula nas escolas na rede municipal acontece quase que automaticamente. Na primeira, o pai, mãe ou responsável precisa apenas passar na unidade escolar dos filhos para confirmar a re-matrícula. Já a segunda etapa, é totalmente automática e acontece internamente de unidade para unidade”, contou Geusa Vieira, coordenadora de Gestão da Seduc.

As Etapas seguintes começam a partir de 3 de janeiro, com a Matrícula de Alunos transferidos entre as Unidades da RME, e seguem até o dia 25, quando encerra-se todo o processo, com a matrícula dos alunos desistentes. Até lá, quase 12 mil alunos deverão estar matriculados em toda a Rede. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas