Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Vale do Pati é tema de tese de doutorado na Ufba; impactos por conta do turismo foram estudados

O acadêmico Heitor Marback acredita que em épocas de tendência de aumento do fluxo turístico no Estado, como o verão e as férias de final de ano, é interessante discutir benefícios e impactos do aumento na demanda turística | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

O acolhimento turístico nos meios de hospedagem do Vale do Pati, na Chapada Diamantina, foi o tema da tese do doutorado em difusão do conhecimento, na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), defendida por Heitor Marback. O trabalho de pesquisa intitulado ‘Uma viagem exploratória pelo Vale do Pati: estudo sobre o acolhimento nos meios de hospedagem’ foi apresentado no dia 19 de dezembro e aponta para algumas questões relevantes, como educação profissional voltada para o turismo, sustentabilidade, capacidade de carga, gestão do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

De acordo com informações, o acadêmico acredita que em épocas de tendência de aumento do fluxo turístico no Estado, como o verão e as férias de final de ano, é interessante discutir benefícios e impactos do aumento na demanda turística. Tudo isso é debatido no trabalho de Marback. Essa tese fala sobre duas propostas. Segundo Marback, “a primeira é uma proposta de conceito de acolhimento turístico sob o olhar do patizeiro, moradores locais que recebem os turistas em suas casas. O acolhimento turístico é uma temática pouco pesquisada”.

Já a segunda “é uma proposta de aplicativo digital ou site que possa ofertar ao turista informações sobre o local, assim como sobre os meios de hospedagem disponíveis”. Heitor fez uma pesquisa descritiva e exploratória, com conclusões feitas a partir da observação, convivência, anotações, monitoramentos de acesso e entrevistas. Segundo o autor, “os resultados da pesquisa apontam para a importância de uma atenção especial com o quesito gestão do parque e seus impactos para o Vale do Pati, assim como sinalizam a necessidade de cuidar dos saberes locais e da sua difusão”. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

O trabalho de pesquisa intitulado ‘Uma viagem exploratória pelo Vale do Pati: estudo sobre o acolhimento nos meios de hospedagem’ foi apresentado no dia 19 de dezembro na Ufba | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas