Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Lençóis define diretrizes para 2019

capa23
Na oportunidade, foram compartilhadas informações dos projetos em andamento que são acompanhados pela Secretaria Municipal de Agricultura | FOTO: Divulgação | 

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Lençóis, cidade da Chapada Diamantina, realizou na última terça-feira (15) a primeira reunião de 2019, no Centro Cultural do distrito de Tanquinho, com representantes de entidades, poder público municipal como e demais lideranças comunitárias. Na oportunidade, foram compartilhadas informações dos projetos em andamento que são acompanhados pela Secretaria Municipal de Agricultura.

Dados de projetos como o Garantia Safra e o projeto de Palmas, que contemplam todos os agricultores da região; Recuperação e Reflorestamento das Nascentes, Matas Ciliares e Reserva Legal do Rio Utinga, que abrange a população ribeirinha; o projeto de Micro Tratores do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), nas comunidades de Iúna, Novo Horizonte e Riachãozinho; projeto Peixe Chapada, nas comunidades de Novo Horizonte e Jaraguá; projeto Bahia Produzir, nas comunidades de Riachãozinho, Lagoa dos Pretos, Iúna e Remanso; o Pronaf A em Jaraguá, Jaboticabal, Boqueirão e Novo Horizonte; e o Pronaf Variável nas comunidades de Padre Cícero, Araruna e Bela Flor.

Também foi discutida a revitalização do quadro social do assentamento Jaboticabal. O técnico da BahiaTer, Vinicius Lulas, apresentou uma análise do quadro atual das políticas públicas para a agricultura familiar e tirou dúvidas sobre o Garantia Safra, sobre a Declaração de Aptidão do Produtor Rural (DAP), sobre o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e CAEF, que serão exigências da Secretaria da Fazenda a partir deste ano.

O representante do IBGE explanou sobre o censo agropecuário e a necessidade de atualização dos dados do município, tanto das culturas temporárias quanto das culturas permanentes. Já o agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste apresentou informações sobre as linhas de créditos disponíveis para os agricultores e sobre renegociação de dívidas, além de um planejamento de atuação no município com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura.

A reunião foi aberta pela presidente do Conselho, Núbia Rodrigues, e conduzida pelo secretário do órgão, Humberto Barrios. A ata foi redigida pelo agrônomo Vanderley Almeida. Além do Secretário de Agricultura de Lençóis, Rogério Dunga, a reunião contou também com as presenças dos secretários municipais Andrés de Meio Ambiente e Clécia Souza, da Secretaria Municipal Assistência Ação Social. Jornal da Chapada com informações de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas