Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Vereador de Rio de Contas chama atenção para risco da Barragem Luiz Vieira

O tucano Vinicius Costa pediu que os órgãos federais, como Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, e estaduais fiscalizem a barragem | FOTO: Montagem do JC |

O vereador da cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, Vinicius Costa (PSDB), convocou a imprensa na última quarta-feira (30) e alertou sobre o risco de rompimento da barragem Luiz Vieira, que foi inaugurada em 1983. O alerta veio após o caso de Brumadinho, em Minas Gerais.

Segundo o edil, a represa, que tem capacidade para 103 milhões de m³, tem hoje 22 milhões e pode romper por causa do baixo nível de água. “Muito tempo sem água pode trincar, rachar e romper. Há uma grande preocupação da comunidade. Recebo mensagem todos os dias. E eu não posso fazer nada além de publicizar isso”, declarou o tucano, em entrevista ao site Bahia Notícias.

Costa pediu que os órgãos federais, como Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, e estaduais fiscalizem a barragem. “A gente não pode mais conviver com a dúvida sobre o rompimento. Não podemos esperar que uma tragédia aconteça para dizer o que fará”, pontuou. Jornal da Chapada com informações de 97 News e Bahia Notícias.

Leia também

Chapada: Barragem de rejeitos em Jacobina é a mais perigosa das 34 existentes na Bahia

Chapada: Barragens de Mucugê e Rio de Contas estão na lista das 10 em risco no estado

#Brasil: Após tragédia em Brumadinho, Bahia intensifica monitoramento das barragens de rejeitos

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas