Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Moradores de Rio de Contas ficam indignados com podas radicais em árvores da cidade

Árvores foram podadas e outras retiradas pela prefeitura local e caso indigna moradores da cidade chapadeira | FOTO: Divulgação |

Moradores de Rio de Contas, município localizado na Chapada Diamantina, se manifestaram nas redes sociais indignados com podas e derrubadas de árvores. Como foi o caso da foto registrada por um internauta que mostra uma árvore centenária, que fica atrás da Igreja de Sant’Ana, com uma poda considerada extrema pelos cidadãos. “Me lembro muito bem desta árvore. Era um marco atrás desta igreja. E não oferecia risco algum a ninguém… Ela oferecia apenas sombra e um lindo contraste com a igreja. Decisão precipitada”, comentou um internauta.

“O largo do Rosário era cercado por almendeiras, seringueiras e outras espécies que foram derrubadas, na época um dos argumentos foi que um representante do Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional] achou que melhoraria o visual da fachada. Outros acusam o prefeito da época. Só sei que estamos sem sombra e com poucas árvores na cidade”, relatou outro morador.

O chefe da limpeza, Luís Caldas, informou que as podas e retiradas de algumas árvores são necessárias para evitar acidentes. Segundo ele, todas foram analisadas por técnicos, tendo como base um mapeamento, e estão passando pelas ações. Mesmo assim os moradores cobram os laudos para saber se realmente tem a necessidade de derrubar. Jornal da Chapada com informações de Nova Rio de Contas FM.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas