Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Guaratinga passa por novo tremor de terra esta semana; abalo registra 2,1 na escala Richter

Ninguém ficou ferido e o fenômeno durou alguns segundos, conforme moradores | FOTO: Reprodução/G1 |

Os moradores de Guaratinga, município localizado no sul da Bahia, sentiram mais um tremor de terra na tarde da última segunda-feira (11), isso após 15 dias do primeiro. De acordo com Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), o abalo alcançou 2,1 na escala Richter. Ninguém ficou ferido. De acordo com populares, o fenômeno durou alguns segundos. A população conta que ouviu um estrondo e, em seguida, o chão tremeu. Segundo a Defesa Civil (DC) da cidade, não houve danos materiais.

O primeiro tremor em Guaratinga ocorreu no dia 28 de janeiro, e alcançou 2,5 na escala Richter. Uma semana depois, no dia 4 de fevereiro, uma rocha se desprendeu de uma montanha, entre os povoados de São João do Sul e Buranhém, na zona rural do município. Também ninguém ficou ferido. A suspeita da DC é de que o primeiro tremor de terra tenha provocado a queda da rocha.

O órgão pediu um estudo geológico à prefeitura para saber se há risco de novos desprendimentos de rochas. Ainda de acordo com a DC, essa foi a segunda vez que o problema aconteceu nesta área. Em maio do ano passado, parte da rocha cedeu e causou uma avalanche de pedras. Após o tremor de terra desta segunda-feira, foi pedido aos moradores da zona rural que fiquem atentos e que saiam de casa, se perceberem o risco de um novo deslizamento de rochas. Jornal da Chapada com informações de G1BA.

Vídeo mostra montanha após queda de rocha em Guaratinga | FOTO: Reprodução/TV Santa Cruz |

Leia também

#Vídeo: Pedra se desprende de montanha e cai em área rural após tremores de terra no sul da Bahia

Veja o vídeo

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas