Pular para a barra de ferramentas
AssessoriaCidadesCuriosidadesMenu Principal

Chapada: Tremor de terra assusta moradores de Brotas de Macaúbas

tremo
Morador encaminhou foto de uma rachadura no piso cimentado de sua casa que teria sido causado pelo tremor | FOTO: Reprodução |

Os tremores de terra estão cada vez mais comuns no Brasil. Somente no mês de outubro do ano passado, 130 abalos foram registrados. Na manhã da segunda-feira (10), moradores do município de Brotas de Macaúbas, na Chapada Diamantina, ficaram assustados com um pequeno tremor de terra, que levou aproximadamente 15 segundos. Ninguém ficou ferido.

De acordo com o morador, Adailton Ferro, o abalo foi menor na sede do município, mas na zona rural o tremor foi mais perceptível. “Estava dirigindo e ouvi uma espécie de trovão subterrâneo. Foi muito rápido, mas muitas pessoas tiveram a sensação de que o muro do vizinho tinha caído”. Ainda de acordo com os depoimentos, a cobertura da quadra esportiva do município chegou a fazer ruídos.

terra
A primeira morte causada por tremor de terra no Brasil ocorreu em Itacarambi, no Norte de Minas | FOTO: Reprodução |

Rodrigo de Teva, também morador de Brotas, encaminhou uma foto de uma rachadura no piso cimentado de sua casa. Segundo ele, na vizinhança objetos caíram e janelas tremeram. Comerciantes correram para as ruas, sem entender a situação. De acordo com o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, da Universidade de São Paulo, a situação geológica do país demonstra que há possibilidades pequenas de terremotos no Brasil, porém nos últimos anos, abalos já foram constatados em diversas regiões brasileiras.

A primeira morte causada por tremor de terra no Brasil ocorreu em Itacarambi, no Norte de Minas. Uma menina de 5 anos morreu com o terremoto de 4.9 graus na escala Richter, em 2007. Já o abalo sísmico mais forte registrado no país, de magnitude 5.0, ocorreu em 1955, na Serra do Tombador (MS). O mais forte terremoto já registrado no mundo foi no Chile, em 1960, que atingiu 9.5 graus na escala Richter. Extraído do Bocão News.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios