Ícone do site Jornal da Chapada

#Polêmica: PF descobre que suposta candidata laranja do PSL de Minas Gerais está no exterior

Foram alvos de busca os endereços de um joalheiro e de um advogado | FOTO: Divulgação |

capa
A mulher deixou o país por medo, mas informou que voltará para prestar esclarecimento | FOTO: Divulgação |

A Polícia Federal (PF) chamou para depor mulheres que teriam atuado como candidatas laranjas do PSL em Minas Gerais nas eleições do ano passado. Uma delas, a principal suspeita, está no exterior. Segundo um policial, ela saiu do país por medo, mas já informou que voltará ao Brasil para prestar os esclarecimentos necessários. A apuração do caso ocorre dentro de um procedimento preliminar. Pela lei, a Polícia Federal só pode abrir inquérito sobre o assunto a pedido da Justiça Eleitoral.

Numa reportagem no início deste mês, a ‘Folha de S. Paulo’ informou que quatro candidatas do PSL de Minas teriam sido usadas como laranjas, numa estrutura patrocinada pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. O ministro era presidente do PSL no estado no período das supostas fraudes. Segundo o jornal, as quatro candidatas receberam R$ 279 mil durante a campanha e, mesmo assim, receberam pouco mais de dois mil votos.

Parte dos recursos repassados às candidatas teria sido repassado para empresas de pessoas com algum vínculo com o ministro do Turismo. Não há, até o momento, indicativo de que as candidatas tenham mesmo feito campanhas eleitorais que justificassem os gastos com o dinheiro público repassados a elas com base nas regras eleitorais. Para investigadores, a melhor alternativa para começar o botar o caso em pratos limpos seria a intimação das suspeitas. Mas, como não há inquérito aberto, a polícia se limitou a fazer os convites. As informações são do jornal O Globo.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas