“Professores qualificados e valorizados; gestores capacitados; infraestrutura escolar adequada; educação integral; níveis de ensino articulados e integrados aos entes federativos. Com esta lógica, é possível melhorar a educação na Bahia”. Com base nesta afirmação, a Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB) está lançando a campanha “Educação que transforma: por uma Bahia melhor”. O objetivo é colaborar para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no estado através de ações que tragam resultados efetivos.
Por ter sua origem na luta em defesa da educação, cultura e esporte como aliados da pedagogia, a ACEB decidiu aderir ao movimento que está acontecendo no estado com o intuito de mudar a educação na Bahia. A campanha vai começar com a entrega de uma Carta ao Governo Estadual e aos Governos Municipais através da União dos Municípios da Bahia (UPB) e Assembleia Legislativa, com conteúdo dos educadores, estudantes e gestores.
“O Governador reeleito disse, logo após sua posse, no início do ano, que a educação será prioridade da gestão. Essas palavras soaram bem aos ouvidos dos acebianos e acebianas, pois a área realmente precisa de uma atenção maior. Contudo, precisamos que ações eficazes sejam desenvolvidas para que as promessas sejam, de fato, cumpridas”, declararam os dirigentes da ACEB, Marinalva Nunes e Claudemir Nonato (conhecido como Pigue).
Outra ação da Associação no sentido de aprimorar a educação no Estado será a realização do Seminário “Educação que Transforma”, que terá como meta o compartilhamento de ferramentas e modelos de gestão da educação que estão dando certo. Voltado principalmente para Secretários de Educação e gestores da área que atuam em diversos estados do Nordeste, o evento será realizado em Salvador em data a ser confirmada. A ideia é reunir as melhores práticas em educação a fim de que cada participante possa levá-las para sua região.
“Algumas escolas da Bahia já apresentam um resultado satisfatório a partir de ações positivas isoladas, mas quando se considera a média de todos os colégios, os índices são negativos. Precisamos que as boas práticas de algumas de nossas escolas e dos colégios de outros estados sejam compartilhadas e implementadas em toda a rede estadual de ensino”, defenderam os dirigentes. A fim de incentivar a formação continuada de professores, a ACEB executa, há 16 anos, um programa de formação continuada, com viés classista, através de cursos de qualificação em parceria com renomadas instituições de educação no estado.
Ações
Além da qualificação de professores, a ACEB acredita que outras importantes ações precisam ser realizadas para otimizar os índices da educação no Estado: reorganização da estrutura das escolas; capacitação de gestores; formação classista dos trabalhadores em educação; nomeação de um(a) coordenador(a) pedagógico(a) por turno em cada unidade; atuação de psicopedagogos(as) nas escolas e ampliação das unidades escolares com tempo integral e incremento dos Institutos Profissionais. “Além disso, entendemos que a cultura e o esporte são fabulosas ferramentas no sistema de ensino pela paixão, socialização e disciplina que imprimem”, destacou Pigue.
De acordo com o vice-presidente da ACEB, Marcelo Ramos, “as escolas precisam implementar e desenvolver mais projetos que fomentem a cidadania. É preciso estimular as artes (visuais, música, teatro, dança, etc) e fomentar o esporte, através de iniciação esportiva nas mais diversas modalidades, torneios e eventos esportivos que possam ir além das aulas de educação física”, frisou.
Segundo Marinalva Nunes e Claudemir Nonato, a valorização profissional do educador passa pela compreensão e consciência da nobreza da função por parte da sociedade. “Formação continuada, desenvolvimento da carreira e elevação do piso salarial são importantes no processo de transformação da educação no estado. Professores, coordenadores, gestores e demais trabalhadores em educação são os guardiões da transformação social”, resumiram os dirigentes da ACEB. As informações são de assessoria.