Ícone do site Jornal da Chapada

Governo da Bahia incentiva empreendimento da agricultura familiar por meio de convênios

Os convênios assinados são voltados para o apoio e constituição dos Serviços de Inspeção nos municípios | FOTO: Divulgação |

As assinaturas de convênios celebrados entre Governo da Bahia e instituições da sociedade civil do Semiárido Baiano, durante um ato solene realizado na última sexta feira (22), na sede do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), em Juazeiro, vão gerar investimentos e muitos incentivos para a produção e comercialização de produtos da agropecuária familiar na região. Os convênios assinados são voltados para o apoio e constituição dos Serviços de Inspeção nos municípios (SIM), visando o melhoramento das estruturas de beneficiamento e comercialização dos produtos. Outros são direcionados para construção e reformas de unidades de beneficiamento e entrepostos comerciais.

Os mesmos contam recursos do Projeto Pró-Semiárido, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), cujos recursos são frutos de convênio celebrado pelo Governo do Estado junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). O Diretor Presidente da (CAR), Wilson Dias, e o Secretário Interino da SDR, Jeandro Ribeiro, assinaram os convênios ao lado de prefeitos, secretários municipais e demais autoridades da região. O Deputado Federal Josias Gomes (PT-BA), futuro secretário da SDR, destacou o quanto o governo baiano vem investindo na agricultura familiar no estado.

O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável dos Municípios do Território do Piemonte Norte de Itapicuru, o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – Irpaa, a Associação Comunitária Agropastoril de Testa Branca, no interior de Uauá e a Central de Comercialização das Associações e Cooperativas da Caatinga (Central da Caatinga), foram contempladas com as assinaturas do convênios que, em alguns casos, terão obras e construção de estruturas.

“Esse convênio representa uma grande oportunidade de negócio e geração de renda nas bases de produção das cooperativas da Central da Caatinga”, afirmou Adilson Ribeiro, presidente da Central da Caatinga, ao se referir a importância das obras de estruturas que serão feita no espaço de exposição e comercialização de um entreposto chamado de Armazém da Agricultura Familiar. O empreendimento, que será gerido pela Central, deve ser inaugurado em breve em Juazeiro, graças ao convênio firmado entre a CAR/SDR e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) com o apoio da prefeitura local.

José Moacir dos Santos, colaborador do Irpaa, disse que o convênio que a entidade celebrou com o Pró-Semiárido, reforça a proposta de recuperação de áreas degradadas em 32 comunidades rurais, viabilizando também o caráter produtivo dessas comunidades e fortalecendo uma ação que já vem sendo estimulada pela instituição desde 2009, o Recaatingamento.

Wilson Dias, que também ministrou uma palestra sobre o fortalecimento do Serviço de Inspeção Municipal e as Agroindústrias, disse que a presença desses serviços nos municípios fortalece muito as cadeias de produção de origem vegetal e animal e gera receitas nas cidades. “Se os municípios se empoderam e dialogam com o Serviço, vamos estar contribuindo com o aumento da produção e comercialização de produtos limpos que saem das unidades familiares”, acrescentou o diretor da CAR.

O volume de investimentos previstos nos convênios são na ordem de mais de 7 milhões de reais e vão financiar, a partir desse ano, empreendimentos geradores de emprego, renda e alimentos naturais produzidos por agricultoras e agricultores familiares do sertão baiano. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas