Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Nova Redenção comemora 30 anos de emancipação com manifestações cívicas e culturais

As celebrações no município chapadeiro contaram com apresentações artísticas, palestras, além de hasteamento de bandeiras e contou com a participação de um público diversificado | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

O município de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, comemorou a sua emancipação político-administrativa pela primeira vez, isso após 30 anos, na última sexta-feira (22), no projeto ‘Sexta da Boa Música’, com um momento solene e cultural realizado no Centro Cultural da cidade, que contou com a apresentação musical do cantador Cello Costa. Na oportunidade, também ocorreu um momento cívico, com hasteamento da bandeira, o ato solene ’30 anos de Liberdade’, com a participação de figuras da nossa terra que militaram na luta pela emancipação, além de apresentações culturais, com artistas locais. As bailarinas do Ballet Maria Maria e o grupo de Dança do Cras também mostraram o trabalho de dança realizado no município.

A comemoração inédita da sexta faz referência à data 24 de fevereiro, referência na luta pela emancipação, da qual o líder político Ivan Soares fez parte como mentor do processo. Hoje no grupo do ‘Governo da Reconstrução’, da prefeita Guilma Soares (PT), o ex-prefeito contou aos cidadãos novaredensoenses um pouco sobre a história da emancipação. “O dia 24 de fevereiro é uma data muito importante na história do município. Foi nesse dia, no ano de 1989, que ocorreu a emancipação política de Nova Redenção, após décadas de submissão política e administrativa de Andaraí, ‘município mãe’, ao qual pertencia. Movidos pelo sonho de liberdade os moradores enfrentaram todos os obstáculos para enfim verem Nova Redenção livre”, destacou Ivan Soares. Ele afirmou que a transição foi um processo de luta. “Foi sofrível, porém com a coragem de muitos, vencemos e alcançamos a liberdade tão sonhada por nós”, lembrou Ivan.

Fotos dos eventos em Nova Redenção

1 / 12

A prefeita Guilma Soares marcou o ato cívico em um breve discurso. Ela falou sobre os 30 anos de liberdade de Nova Redenção e sobre a necessidade de se preservar a história e o patrimônio público. “Nova Redenção está chegando à maturidade, mas ainda é uma cidade com muitas necessidades, que precisa da dedicação do gestor público, por isso que nós assumimos o compromisso de estarmos aqui, para com amor e dedicação cuidar do município, sempre contanto com o apoio dos vereadores. Sabemos que ainda tem muito por fazer, mas continuaremos lutando diariamente para obter mais conquistas. Nesses 30 anos, Nova Redenção evoluiu muito, mas ainda tem muito para evoluir, para isso é preciso que o povo caminhe junto com a gestão, inclusive na valorização e preservação do que já foi construído”.

Durante à noite, no centro cultural, os vereadores da bancada, Ariston e Demazinho também se fizeram presentes, e o destaque foi a palestra de Ivan Soares, contando a história da emancipação de Nova Redenção, baseada em provas documentais. Figuras que contribuíram para a libertação de Redenção, além do próprio Ivan, compareceram como Gilmar Costa (Gil Galo Branco), Félix, Gileno e Louro de Félix, entre outros que direta ou indiretamente, vivenciaram o processo. As homenagens póstumas foram para Cleto Lima Sá Teles, Dunga e Vital, sendo que o primeiro deles, recebeu a justa homenagem, de ser chamado de ‘Timoneiro da Liberdade’. “Essa data está para nós, como o 2 de julho está para a Bahia! Não pode ficar sem celebrar porque tudo é fruto de um processo de grande luta!”, completou Ivan.

Jornal da Chapada

História da emancipação política de Nova Redenção – por Ivan Soares

Vídeos das comemorações em Nova Redenção

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas