Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Prefeito de Itaetê é a favor do Consórcio de Saúde e dá exemplo de ações conquistadas via associativismo

O gestor Valdes Brito acredita que o consórcio pode beneficiar os municípios da Chapada Diamantina | FOTO: Jornal da Chapada |

Durante a reunião com 17 prefeitos realizada em Itaberaba para a criação do Consórcio de Saúde que tem como objetivo viabilizar a implantação de uma Policlínica Regional, o prefeito do município de Itaetê, Valdes Brito (PT), se manifestou lembrando da conquista que sua administração conseguiu por meio do associativismo. O pleito do gestor público de Itaetê beneficiou não só a população de seu município, mas toda a Chapada Diamantina, que foi a recuperação da estrada que liga Itaetê a Marcionílio Souza.

A BA-245, que estava intransitável há vários anos, foi restaurada pelo Governo do Estado por meio do Consórcio ‘Chapada Forte’, com sede em Andaraí e presidido pelo prefeito João Lúcio Passos Carneiro (PSD). Para quem ainda não sabe, os municípios do interior do Brasil, principalmente na Bahia, têm enfrentado dificuldades na implementação do Sistema Único de Saúde (SUS), regulamentado na Constituição de 1988.

A falta de recursos humanos e financeiros, a dificuldade de acesso a uso de tecnologias e a inexistência de estruturas físicas adequadas, além da distância que dificulta o atendimento à saúde, são os entraves mais comuns, que levam os dirigentes municipais a procurar alternativas de gestão. Os Consórcios Intermunicipais de Saúde surgem nesta perspectiva, apresentando-se como uma prática de gestão inovadora no sistema de saúde no Brasil. Na Bahia, no governo Rui Costa (PT), com a implantação das Policlínicas de Saúde, por meio dos Consórcios Municipais que vem regionalizando a saúde, a meta é cobrir todo o estado.

“A gente tem visto a tendência do governador Rui Costa em trabalhar com os consórcios, com a responsabilidade compartilhada, com a responsabilidade dividida, com forças somadas. Isso já deu certo com a estrada de Itaetê e tenho certeza que dará certo com a saúde. Nesse momento estamos lutando pra conseguir a recuperação do trecho que liga Itaetê ao entroncamento de Andaraí, outra importante via de acesso da Chapada Diamantina. Por isso apoio e participo, aliás, Ricardo está de parabéns por levantar essa bandeira que vai nos ajudar muito a cuidar das pessoas do nosso município ofertando serviços especializados e de qualidade a preços acessíveis”, disse o prefeito ao Jornal da Chapada.

Vale ainda informar, que o município de Itaetê esteve bem representado na reunião que aconteceu no auditório do Bela Vista Web Hotel, já que o prefeito Valdes Brito estava acompanhado também da secretária de Saúde do município, Clézia Gonçalves Ribeiro.

Jornal da Chapada

Leia também

Chapada: Prefeito de Lençóis apoia Consórcio de Saúde, mas depende de autorização da Câmara de Vereadores

Chapada: Prefeito de Utinga apoia implantação de policlínica por Consórcio de Saúde e quer apoio para universidade de agronomia

Chapada: Dezessete prefeitos da região se reúnem em Itaberaba para formação de Consórcio de Saúde

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas