Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: “Colégio e sistemas de abastecimentos de água modificam realidade em Lajedinho”, diz deputado

O deputado estadual Marcelo Veiga durante inauguração e entrega de obras na Chapada Diamantina – FOTO Paula Fróes 3

A entrega da nova sede do Colégio Estadual Professora Delzair do Nascimento Galvão, no município de Lajedinho, na Chapada Diamantina, além da inauguração de sistemas de abastecimentos de água foram algumas das ações da agenda da última sexta-feira (8) do governador Rui Costa (PT). Para o deputado estadual Marcelo Veiga (PSB), esses equipamentos públicos são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da população que sofreu em 2013 com uma enchente que deixou 17 pessoas mortas. “Precisa de muito mais investimentos para que a cidade da Chapada esteja novamente ordenada e com novas estruturas, o governador sabe das dificuldades do povo e aqui foram mais ações neste sentido”, informa Marcelo. Essa nova estrutura do colégio possui capacidade para 720 estudantes. A unidade de ensino foi um dos prédios que foi destruído pela enchente em 2013.

“Sua reforma foi de R$3 milhões e possui todos os padrões com equipamentos de esporte, auditório, refeitórios, banheiros e laboratórios para trabalho dos estudantes”, frisa o parlamentar. O prédio ainda abriga seis salas de aula, cozinha, biblioteca e quadra poliesportiva coberta. Em Lajedinho foi entregue também pelo governo baiano a melhoria na urbanização, pavimentação, ciclovia e drenagem profunda nas bordas da BA-311, no bairro São José. Foram entregues a rede de distribuição de água com ligações domiciliares, na localidade de Santa Rosa, e o Sistema Simplificado de Abastecimento de Água para a localidade de Vila Santana. A nova sede do 2° pelotão da 5ª Companhia de Lajedinho também foi entregue. O pelotão pertence ao 11° batalhão, localizado em Itaberaba, responsável pela segurança de 13 municípios da região.

Na agenda da sexta, conforme divulgação do governo da Bahia, as cadeias produtivas da região foram fortalecidas com a autorização de convênios do programa Bahia Produtiva com 50 famílias, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), totalizando um investimento de mais de R$ 379 mil, que contempla o Edital Qualificação de Agroindústrias para o município. “Fundamentais as ações de financiamentos de projetos de inclusão produtiva e acesso ao mercado. Esse projeto de Lajedinho, por exemplo, ainda envolve acesso a medidas socioambientais, de abastecimento de água e esgotamento sanitário, de interesse das áreas mais pobres do estado baiano. Rui deve investir mais de 260 milhões de dólares ao logo de cinco anos nos projetos. Desde 2015 que esses investimentos beneficiam agricultores e produtores rurais”, explica Marcelo Veiga.

Confira imagens da inauguração em Lajedinho

1 / 10

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas