Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Ifba de Jacobina terá mesa-redonda sobre ‘Mulheres na Ciência’ na terça; saiba como participar

Após o primeiro período de matrícula, novas chamadas podem acontecer, caso haja vagas não ocupadas | FOTO: Divulgação/Ascom |

capa23
O evento é aberto ao público e gratuito | FOTO: Divulgação |

Alunas dos terceiros anos dos cursos técnicos integrados do Ifba de Jacobina, na Chapada Norte, realizam evento na terça-feira (19) com o tema ‘Mulheres na Ciência’. A atividade foi proposta pelo docente de sociologia Jonatã Bittencourt, aproveitando o mês de março para promover reflexões acerca do assunto. A atividade será às 14h, e a mesa-redonda será composta pelas professoras da área técnica Talita Gentil (geologia) e Carina Machado (informática), e propedêutica, Carla Côrte (história), com mediação da pedagoga Indaiara Célia da Silva, intensifica o debate. Intervenções artísticas estão previstas ao longo da semana, além da exposição de cartazes.

“A proposta é valorizar o mês março através de momentos educativos e multidisciplinares que venham a celebrar as inúmeras contribuições que as mulheres deram e dão para a produção científica, inovação e avanço tecnológico. O intuito é promover um debate saudável e inclusivo sobre o papel da mulher no meio científico-acadêmico. Um outro aspecto importante dessas atividades é o poder de informar e valorizar ainda mais as produções científicas e demais projetos que as docentes e discentes do campus desenvolvem, possibilitando, sobretudo às alunas, a conquista de seus lugares de fala, bem como a consciência do papel importante que desempenham no contexto da Educação Profissional Técnica e Tecnológica”, explica o professor.

Para a jovem Iaçanã Nascimento (informática), a experiência estreitou os laços com as demais colegas, gerando espaços para discutir situações de preconceito e bullying. “O mais importante é que nós fomos as protagonistas durante todo o processo. Na etapa da pesquisa, conhecemos histórias inspiradoras de mulheres cientistas. Tem sido emocionante desenvolver o evento! Nossa união foi linda e, certamente, continuará”, enfatiza a estudante. O evento é aberto ao público e gratuito. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile