Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Atleta de corrida em trilha troca esporte por ecoturismo para mulheres em Mucugê

“A minha agência de ecoturismo é especializada só em turismo para mulheres”, diz Juju Natureza | FOTO: Montagem do JC/Divulgação |

Na região da Chapada Diamantina o que não falta são histórias para contar. Uma delas, é sobre Juliana Lopes, nativa de Mucugê, município localizado no coração da Chapada, que renunciou às corridas de montanha para focar no ecoturismo. A atleta amadora de ultra trail run (corrida em trilha) que é também condutora nativa no Parque Nacional e conhecida como ‘Juju Natureza’ procurou o Jornal da Chapada para dizer porque deixou as corridas. Ela disse que o esporte trouxe muita experiência, mas que agora o foco será atrair os turistas para a Chapada Diamantina.

“A minha agência de ecoturismo é especializada só em turismo para mulheres”, diz a guia. ‘Juju Natureza’ tem uma agência de turismo em Mucugê. Segundo informa, a decisão foi tomada pois as corridas acontecem justamente nas datas de feriados e datas comemorativas. “E a maioria das minhas clientes só tem tempo para vir fazer ecoturismo justamente nos feriados e datas comemorativas”, afirmou.

“Eu sou uma jovem negra e sem ‘privilégios’. A gente tem que trabalhar para se manter, a corrida é maravilhosa, mas não me traz recurso”, ressaltou Juju. No ano passado, a atleta ficou em primeiro lugar na ‘Corrida do Diamante’ de 30km realizada em Mucugê. A guia e atleta também já participou do ‘Ultra Trail Chapada’ de 50km. Ela agradece a todas as pessoas que a incentivam e cita o namorado Luiz Pé de Serra, e os amigos Diana e Alan da Gantuá.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas