Entre subidas íngremes, caminhos cercados pela vegetação e paisagens naturais, o Vale do Capão será palco de uma disputa que une esporte, resistência e adrenalina neste fim de semana. O distrito de Caeté-Açu, em Palmeiras, recebe neste sábado (17) e domingo (18) a etapa única do Campeonato Baiano de Corrida em Trilha e Montanha 2026, durante a Trail Racing Series (TRS) Chapada Diamantina, com apoio do Governo do Estado.
Diferentemente das corridas de rua, a modalidade exige que os atletas enfrentem terrenos irregulares, mudanças de altitude e subidas que testam o preparo físico e a estratégia. Nesse cenário, a Chapada Diamantina se destaca pela combinação de relevo acidentado, trilhas e paisagens que tornam cada percurso um desafio particular.
A competição terá quatro opções de percurso: 8 km, nas categorias Classic Sub-20 e Aberto; 14 km, para Classic Adulto e Aberto; 21 km, nas categorias Short Trail e Aberto; e Sprint Vertical, nas categorias Vertical Adulto, Sub-20 e Aberto.
A novidade desta edição é o Sprint Vertical, com 2,5 km de extensão e 324 metros de subida pela Trilha da Fumaça, que dá acesso a uma das cachoeiras mais conhecidas da região. As provas de 8 km, 14 km e 21 km começam às 8h deste sábado. No domingo, no mesmo horário, será realizada a disputa vertical.
Além do título estadual, os resultados nas quatro modalidades valerão vagas para o Campeonato Brasileiro de Corrida em Trilha e Montanha, previsto para novembro, também na Chapada Diamantina. A competição conta com curadoria da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Associação Brasileira de Corrida em Trilha (ABCT), para adequação às normas nacionais, e servirá como preparação para a etapa brasileira.

O presidente da Federação Baiana de Atletismo (FBA), Herbert Silva, estima a participação de cerca de 300 pessoas e destaca a oportunidade de atrair novos praticantes, incluindo corredores acostumados às provas de rua.
“A expectativa é que tenhamos um público de 300 pessoas e de que o evento repercuta positivamente em nível nacional. Os campeões poderão disputar o Campeonato Brasileiro de Corrida em Trilha e Montanha. Vamos disponibilizar transporte e alojamento para o evento, e estamos trabalhando para atrair novos atletas, como aqueles que competem em corridas de rua e que terão uma primeira vivência na corrida em trilha e montanha”, detalha Silva.
Esporte e natureza como impulso para o turismo
A escolha do Vale do Capão evidencia o potencial da Chapada Diamantina para receber competições de aventura em meio à natureza. Além de desafiar os atletas, eventos desse tipo ampliam as possibilidades do turismo esportivo e podem movimentar a economia local, com reflexos na hospedagem, alimentação e prestação de serviços.
O campeonato tem apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O diretor-geral da autarquia, Vicente Neto, ressalta a relação entre as competições esportivas e o desenvolvimento das regiões turísticas.
“O turismo esportivo é um importante vetor de economia social para as regiões da Bahia, principalmente nessa região da Chapada. Muitas cidades vivem do turismo ambiental e dos esportes radicais em um lugar propício para estar inserido na natureza para praticar esportes com uma energia única. Esses eventos movimentam a economia por meio da alimentação, hospedagem e atividades no local. Com certeza, o Vale do Capão vai se tornar a capital da corrida em trilha e montanha neste ano”, comenta. As informações são de assessoria.


