Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Mesmo com chuvas, Itaberaba comemora seu aniversário de 142 anos de emancipação político-administrativa

A solenidade contou com a presença do prefeito Ricardo Mascarenhas que esteve acompanhado da primeira-dama Suzana Matias, pela vice-prefeita Maria José e por vereadores | FOTO: Jornal da Chapada |

A semana de comemorações em homenagem ao aniversário de 142 anos do município de Itaberaba, localizado na Chapada Diamantina, foi marcada por chuvas torrenciais que, além de ocasionar o cancelamento de alguns eventos, causou muita destruição. Principalmente nos conjuntos habitacionais que não possuem infraestrutura, como ruas pavimentadas e esgotamentos sanitários. A prefeitura tem agido rápido para sanar danos e socorrer os que estão em vulnerabilidade. Entretanto, na última terça-feira (26), dia do aniversário, a chuva deu uma trégua e o dia amanheceu ensolarado. Essa trégua deu brilho ao ato cívico, cultural e religioso; que acontece tradicionalmente no pátio do Paço Municipal. A solenidade contou com a presença do prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB) acompanhado da primeira-dama Suzana Matias, pela vice-prefeita Maria José e pelos vereadores Evanilton Oliveira Souza, o popular Peba, Amauri, Amarildo, Samuel Souza, Gerson Almeida, Fel de Cacai, Luciano Santana e Valter Sena.

Prestigiaram o evento também, secretários municipais, autoridades civis e militares e a população em geral. A cerimônia começou por volta das 8h com o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, que foram erguidas pelas mãos do prefeito, pelo major PM Marcos Índio (representando a Polícia Militar da Bahia) e pelo vereador Evanilton Oliveira de Souza (representando o poder legislativo municipal). O hasteamento dos pavilhões aconteceu durante a execução do Hino Nacional Brasileiro. O Hino Municipal de Itaberaba também foi executado e cantado por todos. Em seguida, o prefeito passou em revista a unidade municipal do Corpo de Bombeiros e o pelotão da Guarda Municipal. No momento cultural e religioso, houve a apresentação e evolução da Fanfarra Estudantil de Itaberaba (Fanedi) e o ato foi encerrado com um louvor e apresentação do cantor gospel Saulo Queiroz.

Em seu pronunciamento, o prefeito Ricardo destacou os avanços que Itaberaba teve nos últimos dois anos, citando as obras executadas em seu primeiro mandato, a exemplo, da pavimentação asfáltica das avenidas do centro da cidade, recuperação de estradas vicinais, construção e reforma de quadras esportivas, compra de novos equipamentos de saúde, além da aquisição de ambulâncias e outros veículos para o serviço público. “Itaberaba, hoje, é referência de crescimento e desenvolvimento por toda a região. Dentre as grandes conquistas de nossa gestão destaco a reabertura do Hospital Regional de Itaberaba para qual assinamos, na última sexta-feira (22), juntamente com o governador do Estado Rui Costa (PT), convênio no valor de R$ 11 mi para a reforma, ampliação de enfermarias e adequação do espaço físico para Implantação de leitos de UTI”, disse o prefeito.

1 / 9

“O caminho é longo, mas, não nos falta coragem para escrever novas páginas da história de nossa cidade de forma responsável, de forma consciente e com participação efetiva da população. Então, meus amigos e minhas amigas que se fazem presente nesse ato, não posso deixar de me reportar ao importante patrimônio histórico da cidade, que por 12 anos ficou à margem dos interesses de gestores passados, que nada fizeram para devolver o Hospital Regional de Itaberaba ao povo e a região. Essa reabertura é uma ação que vai favorecer Itaberaba e toda a região circunvizinha. Sem dúvida não se trata apenas do cumprimento de um importante compromisso de campanha que assumi com cada cidadão itaberabense. É, antes de tudo, a realização de um antigo desejo de um filho que ama essa terra, Afinal, antes de Ricardo ser prefeito existe o Ricardo cidadão. E, como todo filho que ama sua terra e deseja o melhor para ela, destaco que enquanto eu puder estarei sempre buscando meios para ajudar nossa cidade e ajudar nossa gente”, afirmou Mascarenhas.

O gestor concluiu seu discurso informando que a gestão ‘Itaberaba Cidade de Todos’ tomará imediatamente providências para minimizar os impactos causados pelas chuvas em algumas localidades da cidade. “Acredito que tenhamos a missão de construir no presente a oportunidade para o futuro e lutar cada dia para também deixarmos o nosso legado com desenvolvimento social e econômico para a nossa gente. além de dignidade para as futuras gerações. Parabéns Itaberaba, parabéns cidadãos itaberabenses por mais um ano de história. Parabéns a todas as pessoas de bem, honrada e guerreiras dessa cidade. Forte abraço a todos e fiquem com Deus”. Vale ressaltar, que depois do ato, o prefeito e sua comitiva participaram da Sessão Solene da Câmara Municipal de Vereadores onde recebeu a Medalha 26 de Março, honraria do Poder Legislativo concedida pela Mesa Diretora da Casa.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas