Ícone do site Jornal da Chapada

#Urgente: Presidente Bolsonaro nega demissão do ministro da Educação; vídeo mostra deputada em debate com Vélez

Ministério da Educação enviou e-mail para escolas pedindo a leitura de uma carta do ministro, seguida da execução do Hino Nacional. Crianças seriam filmadas durante o ato | FOTO: Divulgação/MEC |

Durante audiência Pública na Câmara nesta quarta, Vélez Rodriguez disse que não tinha disposição de deixar o cargo | FOTO: Divulgação |

O presidente Jair Bolsonaro teria decidido demitir o ministro da Educação (MEC), Ricardo Vélez Rodriguez. A informação foi divulgada pela jornalista Eliane Cantanhêde na Globo News na noite desta quarta-feira (27). “Bolsonaro decidiu demitir o ministro da Educação, Velez Rodrigues. Os motivos são óbvios”, disse ela pelo Twitter. Durante audiência Pública na Câmara nesta quarta, Vélez Rodriguez disse que não tinha disposição de deixar o cargo. O ministro foi duramente criticado por parlamentares que consideraram as respostas vagas e pela falta de clareza na apresentação de programas da pasta.

“Muitos pediram para eu sair, mas não vou sair. Por que é um passeio às ilhas gregas? Não. O cargo é um abacaxi do tamanho de um bonde. Mas topei o convite porque quero devolver ao meu País o que ele fez por mim”, disse Vélez. Mais cedo, o diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Paulo César Teixeira pediu demissão.

Em publicação no Twitter, o presidente Bolsonaro disse que a notícia da jornalista é fake, confira abaixo o que ele escreveu sobre o assunto:

A diretoria é a responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O pedido de demissão de Teixeira aconteceu logo após a demissão de Marcus Vinicius Rodrigues do cargo de presidente do Inep. A exoneração de Rodrigues foi publicada na noite de terça-feira (26), em uma edição extra do Diário Oficial da União.

Mais cedo, a deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) participou de uma reunião com o ministro Veléz na Comissão de Educação. O titular da pasta ficou a maior parte do tempo dando desculpas e mostrando não conhecer os dados do MEC. Questionado diversas vezes pela parlamentar sobre quais eram os projetos e metas para melhorar a qualidade da educação, o ministro simplesmente não respondia. Com informações do Globo News, Brasil 247 e Mídia Ninja.

Veja vídeo da sabatina com o ministro do MEC

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas