Ícone do site Jornal da Chapada

Cardiologista destaca benefícios da atividade física para a saúde do coração; saiba mais

De acordo com a OMS, se exercitar regularmente é fundamental para a prevenção e o tratamento das chamadas doenças não-transmissíveis, como doença do coração, derrame e diabetes, entre outras | FOTO: Divulgação |

Se você ainda não encontrou motivação certa para praticar exercícios físicos, que tal aproveitar a chegada do Dia Mundial da Atividade Física, celebrado em 6 de abril, para repensar seus hábitos? Geralmente recomendada para a adoção de um estilo de vida mais saudável, a prática de atividade física traz muitos benefícios à saúde, evitando, muitas vezes, o aparecimento e o agravamento de doenças sérias, como, por exemplo, as que afetam o músculo vital, o coração. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), se exercitar regularmente é fundamental para a prevenção e o tratamento das chamadas doenças não-transmissíveis, como doença do coração, derrame e diabetes, entre outras.

O médico cardiologista da Diagnoson a+, Dr. Mozart Cardoso Filho, destaca que quem deixa o sedentarismo de lado tem menos chance de desenvolver doenças, como infarto, derrame ou AVC (Acidente Vascular Cerebral), diabetes e tumores malignos. E os benefícios não param por aí: a prática regular de exercícios físicos contribui para o controle do peso e para o equilíbrio da pressão arterial e da quantidade de açúcar no sangue. Além disso, auxilia no combate ao estresse e aumenta a taxa do HDL, que é o colesterol bom.

O especialista reforça também a importância de procurar um médico cardiologista antes de dar início às atividades, principalmente, no caso de quem já sofre com alguma enfermidade. “Recomendamos fazer um check-up do coração depois dos 40 anos para que seja avaliada a capacidade cardiorrespiratória do paciente. Com algumas informações, é possível orientarmos sobre o tipo e a intensidade de exercícios. No caso de pessoas com hipertensão, obesidade, diabetes e colesterol alto, por exemplo, essa orientação é ainda mais séria e determinante”, frisa Dr. Cardoso Filho. Ainda, em mulheres, é preciso investigar se há distúrbio de coagulação sanguínea ou hiperagregação plaquetária, que pode gerar trombose, principalmente, em quem faz uso do anticoncepcional.

Seja como for, é sempre bom começar a se exercitar de forma gradativa e com acompanhamento profissional, no caso de atividades com médio e alto impacto. O médico ressalta, no entanto, que qualquer movimento é bem-vindo. “Vale descer do ônibus alguns pontos antes para caminhar e optar por subir escadas ao invés de pegar o elevador. São formas de inserirmos a atividade física no nosso dia a dia que é cada vez mais corrido”, completa.

A seguir, algumas razões para você mexer o corpo:
Ajuda no controle do estresse, no combate à depressão e no equilíbrio;
Quem se exercita tem mais disposição para fazer as atividades diárias;
Melhora a qualidade do sono; a autoestima e o funcionamento do intestino;
Aliada a uma boa alimentação (pobre em gorduras e rica em fibras e nutrientes), ajuda no controle do peso e do colesterol;
Contribui para o melhor funcionamento do organismo como um todo, promovendo qualidade de vida a quem pratica.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas