Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Projeto Teatro Griô em Flor movimenta o cenário cultural do distrito de Igatu em Andaraí

O evento traz espetáculos, apresentações musicais, oficinas, rodas de cantigas, sessões de histórias e sarau | FOTO: Divulgação/Ismael Silva |

A Companhia Teatro Griô realiza, de 17 a 21 de abril, desta quarta até domingo, na Galeria Arte e Memória e outros espaços ao ar livre da Vila de Igatu, em Andaraí, na Chapada Diamantina, evento que permite revelar a arte de narrar histórias e aproximar o público de todas as idades, dos artistas, mestres narradores, músicos e pesquisadores que se inspiram na tradição oral das histórias, cantigas, versos e demais tramas populares. O grupo é apoiado pelo Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

O evento traz em sua programação espetáculos, apresentações musicais, oficinas artísticas, rodas de cantigas e versos, sessões de histórias e sarau com músicas, poemas e histórias. Destacam-se no Encontro os espetáculos para todas as idades, inspirados em contos de Tradição Oral: “Minha Aldeia – Sessão e histórias e cantigas do Teatro Griô”; “Causos de Zé Bocó e Mané Preguiça” e “Histórias de Causar Espanto”; e “A Sessão de histórias com Panôs” com os narradores do Teatro Griô.

Pessoas interessadas no universo das narrativas de tradição oral poderão vivenciar a oficina artística: “A arte de narrar histórias”, com Rafael Morais. Para marcar a semana do Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril, acontece uma atividade de formação com educadores do município de Andaraí: a oficina “A arte da palavra e da escuta” com os professores Mestres em Artes Cênicas Rafael Morais e Tânia Soares.

Este evento idealizado e coordenado por Rafael Morais e Tânia Soares é uma das ações do projeto “TEATRO GRIÔ EM FLOR – Apoio às atividades artísticas de criação, formação, pesquisa, qualificação, aperfeiçoamento técnico, intercâmbio e manutenção do repertório do grupo Teatro Griô”. Este projeto propõe o apoio ao trabalho ininterrupto desenvolvido pelo Teatro Griô, grupo concebido há 20 anos, com metodologias próprias, a partir da interação estética entre o Teatro, a Tradição Oral, a Arte dos Narradores Tradicionais e dos Palhaços, da Cultura da Infância, da Literatura Oral e do Teatro de Rua.

Cia Teatro Griô
A Cia. Teatro Griô é uma companhia artística com 20 anos de estrada que desenvolve pesquisas e metodologias próprias inspiradas na Tradição Oral, na Arte de Narrar histórias, no Circo-Teatro e na Cultura da Infância. Criada pelos artistas Rafael Morais e Tânia Soares, a companhia além de espetáculos, encontros e pesquisas, oferece cursos e oficinas artísticas para pessoas com ou sem experiência de todas as idades.

A Cia Teatro Griô realiza os encontros “Teatro Griô em Flor – Encontro Artístico Inspirado nas Narrativas de Tradição Oral”; o “Teatro a Céu Aberto – Encontro da Arte do Teatro de Rua”; o “Festa no Céu – Encontro Artístico de Valorização da Cultura da Infância”; e os eventos “Tempo de Histórias – Mostra de repertório com espetáculos da Companhia Teatro Griô”, “Histórias Afro-Brasileiras”, e “Noites Griô – Sessões para ouvir e narrar histórias”.

Programação
Quarta-feira – 17 de abril
À partir das 9h – Oficina “A arte da palavra e da escuta”, para educadores, com os professores Mestres em Artes Cênicas Rafael Morais e Tânia Soares.

Sexta-feira – 19 de dezembro
Das 9 às 13h – oficina artística: “A arte de narrar histórias”, com Rafael Morais (oficina aberta ao público em geral interessado na Arte de Narrar histórias).
18 horas – Abertura: Sarau com Músicas e histórias – Galeria Arte e Memória.

Sábado – 20 de dezembro
16 horas – Espetáculo Minha Aldeia – Praça da Villa de Igatu
18 horas – Sessão de histórias com Panôs – Galeria Arte e Memória
19 horas – Espetáculo Histórias de Causar Espanto – Galeria Arte e Memória

Domingo – 21 de dezembro
16 horas – Espetáculo Causos de Zé Bocó e Mané Preguiça – Praça de Igatu
17 horas – Cortejo da Praça para a Galeria Arte e Memória
18 horas – Espetáculo Minha Aldeia – Galeria Arte e Memória

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas